Moradores de Gaza rezam para que novo ano traga paz após “destruição” de 2023

Moradores de Gaza rezam para que novo ano traga paz após “destruição” de 2023

Compartilhe

Homem palestino de meia-idade espera voltar a sua casa mesmo em destroços.

Aproximando-se do fim de um ano que dificilmente poderia ter trazido mais dificuldades, após 12 semanas de ataques israelenses, a população de Gaza tem pouca esperança de que 2024 trará muito alívio.

Em Rafah, na fronteira de Gaza com o Egito, que se tornou o principal local para palestinos fugindo de outras partes do enclave, as pessoas neste domingo estavam mais preocupadas em tentar encontrar abrigo, comida e água do que com o novo ano, diz a CNN.

“Em 2024, eu desejo voltar aos destroços da minha casa, armar uma barraca e morar lá”, disse Abu Abdullah al-Agha, homem palestino de meia-idade cuja casa em Khan Younis foi destruída e que perdeu uma sobrinha e um sobrinho, ambos jovens, em um ataque aéreo israelense.

“Desejo que nossas crianças vivam em paz e segurança, que voltem para a escola, para a universidade, para que trabalhadores voltem aos seus empregos e encontrem uma fonte de renda”, acrescentou.

Israel começou sua guerra em Gaza em 7 de outubro, após soldados palestinos do Hamas cruzarem a fronteira para matar mais de 1.200 pessoas, a maioria civis, e tomar 240 reféns.

O bombardeio israelense retirou quase todos os moradores de Gaza de suas casas, matou 21.800 pessoas, segundo autoridades sanitárias do enclave governado pelo Hamas, e deixou os sobreviventes sofrendo de fome, doenças e miséria.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: