SP registra cinco casos de bactéria que causou surto de pneumonia na China

SP registra cinco casos de bactéria que causou surto de pneumonia na China

Compartilhe

Crianças de uma mesma escola em Santo André (ABC) tiveram testes positivos para o patógeno, conhecido pelos médicos e tratado com antibiótico.

O estado de São Paulo registrou cinco casos de infecção por bactéria que provocou surto de pneumonia na China. Os diagnósticos foram relatados em boletim do Cievs (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde) na última terça-feira (26).

Segundo o registro, cinco crianças que frequentam a mesma escola em Santo André, na Grande São Paulo, tiveram testes positivos de infecção pela bactéria Mycoplasma pneumonia, e o surto foi notificado pelo pai de uma delas. As crianças têm 3 e 4 anos, foram internadas e sobreviveram. Outros quatro alunos da mesma escola tiveram sintomas gripais, mas os exames não confirmaram a doença, segundo a Folha.

A primeira criança foi internada em 18 de novembro em um hospital na capital paulista, e a hospitalização mais recente foi no último dia 15. O tempo de internação variou de quarto a 20 dias. Em ao menos dois casos foi detectada também infecção pelo rinovírus, que causa o resfriado comum.

A circulação da bactéria Mycoplasma pneumoniae não é recente, mas o aumento de casos recente fez a OMS (Organização Mundial de Saúde) emitir alerta em 22 de novembro sobre a proliferação da bactéria entre crianças no norte da China.

O órgão ressaltou que o patógeno causa surtos, principalmente em escolas, e que as epidemias ocorrem com mais frequência no final do verão e no outono, apesar de a doença não seguir um rito sazonal. Foram registrados casos também em países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Holanda, Dinamarca e Irlanda.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: