Petrobras adquire tecnologia avançada para produção de biocombustíveis

Petrobras adquire tecnologia avançada para produção de biocombustíveis

Compartilhe

A Petrobras anunciou neste sábado, 30, aquisição de uma tecnologia inovadora para a produção de diesel 100% renovável (HVO) e bioquerosene de aviação (BioQav).

Este avanço tecnológico, conhecido como HEFA (Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos), foi obtido através de um contrato com a Honeywell UOP, uma das principais licenciadoras do produto no mercado.

Esta nova tecnologia permitirá à Petrobras produzir HVO e BioQav na refinaria Presidente Bernardes, localizada em Cubatão, São Paulo.
A produção será baseada em matérias-primas renováveis, incluindo óleo de soja e sebo bovino.

Com a implementação da HEFA, a Petrobras planeja processar cerca de 2.700 m³ por dia de carga, utilizando uma mistura de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino.

William França, diretor de processos industriais e produtos da Petrobras, destacou a importância da iniciativa: “A iniciativa é um dos destaques do nosso Programa de BioRefino, crucial para entregarmos produtos com menos emissões de gases de efeito estufa, em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação”.

Este passo é considerado um marco significativo na trajetória de descarbonização da Petrobras.

Além de adaptar algumas de suas refinarias para produzir o Diesel R5, que combina diesel mineral com 5% de óleo vegetal, a estatal agora se concentra na produção de BioQav e diesel 100% renovável.

Cesar Cunha, gerente executivo de sistemas de superfície, Refino, Gás e Energia da Petrobras, afirmou: “Dentro dessa estratégia, esse projeto na RPBC é o primeiro visando a produção de bioquerosene de aviação e diesel 100% renováveis”.

O Programa BioRefino da Petrobras prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para o desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis.

Além disso, o plano estratégico da empresa para o período de 2024-2028 inclui investimentos de US$ 11,5 bilhões focados na transição energética e em iniciativas de baixo carbono.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: