Governo Lula prorroga presença da Força Nacional na Amazônia

Governo Lula prorroga presença da Força Nacional na Amazônia

Compartilhe

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou portarias prorrogando, por mais 90 dias, a permanência da Força Nacional na Amazônia. A corporação vai continuar apoiando as ações dos órgãos de segurança na calha dos rios Negro e Solimões, no Amazonas, e as operações do Ibama e ICMBio na região.

No primeiro caso, a Força atuará auxiliando o governo do Amazonas nas ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais na Operação Arpão I.

A Base Arpão reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Ibama.

A embarcação é um dos pontos de apoio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas no Amazonas.

Em relação ao Ibama, o efetivo federal continuará apoiando as ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais como incêndios florestais e queimadas em todo a Amazônia Legal.

No caso do ICMBio, a Força dará proteção as ações do órgão com ênfase no combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira, invasão de áreas federais e combate aos incêndios na vegetação.

O ministro da Justiça e Segurança em exercício, Ricardo Cappelli, assinou as portarias na quarta-feira (27) e disse que estava atendendo pedidos feitos pela ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva.

A decisão também está na linha do que determinou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que sejam intensificadas as ações de combate ao garimpo ilegal nas terras indígenas dos ianomâmi no Amazonas e Roraima.

Ao anunciar as portarias, Cappelli afirma que a pasta está “colocando em curso o maior programa de segurança da história da Amazônia”. “Serão R$ 2 bilhões”, anuncia o ministro, referindo-se ao Programa Amazônia, Segurança e Soberania.

O objetivo do programa é fortalecer a presença das forças de segurança na região com ações voltadas ao combate de crimes ambientais e de outros tipos.

“Teremos a destinação de viaturas, armamentos e helicópteros, a instalação de dois centros de comando em Manaus para toda a região, com cooperação policial internacional e o outro voltado à atuação da companhia de operações ambientais da Força Nacional”, disse o ministro Flávio Dino durante o lançamento do programa.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: