Paraná Pesquisas: Boulos mantém liderança em São Paulo

Paraná Pesquisas: Boulos mantém liderança em São Paulo

Compartilhe

Liderança de Boulos no primeiro turno contrasta com empate técnico em possível segundo turno

O Instituto Paraná Pesquisas, em sua mais recente pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 13 de dezembro de 2023, trouxe novos dados sobre a disputa para a Prefeitura de São Paulo em 2024. O levantamento coloca o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL, e o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, como os principais candidatos. Boulos lidera em dois cenários no primeiro turno, enquanto um cenário de segundo turno indica um empate técnico entre os dois.

Neste cenário de empate, Boulos e Nunes apresentam uma competitividade acirrada, refletindo a divisão política na maior cidade do Brasil.

No primeiro cenário proposto pela pesquisa, Guilherme Boulos lidera com 31,1% das intenções de voto, uma vantagem de 5,7 pontos percentuais sobre Ricardo Nunes, que aparece com 25,4%. A deputada federal Tabata Amaral, do PSB, surge em terceiro lugar com 8,9%, seguida de Ricardo Salles, do PL, com 8,3%. Outros candidatos mencionados incluem Kim Kataguiri, Maria Helena e Marcos Vinholi.

A pesquisa também explorou a opinião dos eleitores sobre as gestões do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A administração estadual de Freitas é aprovada por 52,5% dos entrevistados, enquanto o governo federal de Lula tem uma aprovação de 55,1%.

A pesquisa mostra que Nunes tem uma aprovação de 55,3% entre os eleitores paulistanos. Sua gestão atual é avaliada positivamente por 33,2% dos entrevistados, enquanto 41,1% desaprovam seu trabalho. 35% dos entrevistados consideram a administração regular, e 30% a classificam como ruim ou péssima. Nunes assumiu a prefeitura após a morte de Bruno Covas, do PSDB, em 2021.

No contexto eleitoral de 2022, Lula foi o candidato mais votado na cidade de São Paulo nas eleições presidenciais, obtendo 53,54% dos votos contra 46,46% de Jair Bolsonaro, do PL.

A pesquisa do Instituto Paraná, realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2023 com 1.046 eleitores da cidade de São Paulo, evidencia um cenário eleitoral dinâmico e competitivo. À medida que a campanha eleitoral para a prefeitura se aproxima, os candidatos enfrentarão o desafio de ampliar seu apoio e conquistar os eleitores indecisos, numa cidade que desempenha um papel crucial na política brasileira.

*Com O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: