Vídeo: Lula diz a estudantes que é preciso ler para não ficar com vocabulário restrito do ‘Twitter’

Vídeo: Lula diz a estudantes que é preciso ler para não ficar com vocabulário restrito do ‘Twitter’

Compartilhe

– Vocês gostam de ler livros? É bom ler, sabe por quê? Porque se vocês ficarem no português do Twitter, vai diminuir o vocabulário de vocês. O comentário foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como Instituição de Educação Superior e de autorização do Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, na cidade do Rio de Janeiro.

Um dia depois da divulgação dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que mostram que 50% dos estudantes brasileiros não alcançaram o patamar mínimo em leitura, o presidente Lula fez a afirmação alertando que os estudantes precisam ler para aumentarem o vocabulário, informa O Globo.

A declaração foi dada sem que o presidente mencionasse diretamente os resultados dos alunos brasileiros no Pisa 2022.

O Pisa mostrou que, em média, 26% dos estudantes de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) não alcançaram o patamar mínimo em leitura. No Brasil, este percentual é praticamente o dobro.

Os resultados do Pisa também revelaram que o desempenho em leitura é melhor entre as meninas, enquanto os meninos se sobressaem em matemática.

As estudantes brasileiras estão 17 pontos à frente dos meninos na avaliação de competências de leitura, cenário semelhante ao de 79 dos 81 países participantes do exame. No Brasil, menos da metade delas (47%) não conseguiu atingir um patamar mínimo de aprendizagem na disciplina. Entre os meninos, são 54% os que não alcançaram as competências básicas em Leitura.

A OCDE ressalta, no relatório, que as diferenças de gênero não são explicadas por “capacidade inata”, mas por contextos sociais e culturais que “reforçam atitudes e comportamentos estereotipados”.

A declaração de Lula foi dada para uma plateia de estudantes do Impa. O ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Rio, Cláudio Castro, e o prefeito do município, Eduardo Paes, também participaram da solenidade.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: