Jornalista israelense Gideon Levy: ‘A ocupação não terminará até que Israel pague o preço’

Jornalista israelense Gideon Levy: ‘A ocupação não terminará até que Israel pague o preço’

Compartilhe

Em entrevista à agência de notícias turca Anadolu, Gideon Levy disse que ‘isso só acontecerá se os israelenses começarem a serem punidos’.

De acordo com o jornalista e redator israelense Gideon Levy, o exército de Israel vem cometendo “crimes de guerra” constantemente nos territórios palestinos ocupados há 55 anos, não apenas em tempos de guerra, e a única maneira de acabar com a ocupação é se o governo de Tel Aviv começar a “pagar o preço”.

Levy, articulista do jornal Haaretz de Israel, é uma das poucas vozes em seu país que se opõe à ocupação e descreve Israel como um “regime racista”.

Há cerca de 40 anos, Levy, que vem acompanhando pessoalmente os acontecimentos na Cisjordânia ocupada como jornalista de campo, acredita que a sociedade e o governo israelenses estão atualmente em um “estado extremamente agressivo e radical”.

Considerando essa situação, Levy, que não acredita que Israel fará concessões para a paz, acredita que a única esperança é a intervenção internacional.

Lembrando que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está se preparando para as próximas eleições, o jornalista israelense diz que não acha essa intervenção internacional muito provável.

Descrevendo o estado anterior da sociedade israelense como “ruim o suficiente”, Levy disse à Anadolu que, no último mês, a sociedade mudou ainda mais para o “racismo”.

Expressando a opinião de que não é possível que uma mudança positiva em direção à paz venha da sociedade israelense, Levy declarou: “Ela [a paz] não virá da sociedade israelense. Os israelenses não acordarão uma manhã e dirão: ‘A ocupação é muito cruel, o apartheid (regime racista) é ilegal, vamos acabar com isso'”.

“Isso só acontecerá se os israelenses começarem a pagar o preço pela ocupação, se forem punidos pela ocupação que continuam e se perceberem que o custo que têm de pagar para continuar a ocupação é muito alto”, disse ele.

No entanto, Levy enfatizou que a situação “ainda não chegou a esse ponto” e disse que a comunidade internacional “precisa parar de falar e agir”.

“Não prevejo que isso aconteça em um futuro próximo. Mas acho que chegará o dia em que a comunidade internacional dirá ‘basta’. Estou esperando por esse dia, mas ele não parece estar muito próximo”, acrescentou.

“Israel vem cometendo crimes de guerra todos os dias há 55 anos”
O ex-capitão e piloto aéreo Yonatan Shapira, que se demitiu do exército israelense, usou as palavras “o exército israelense é uma organização terrorista, seus comandantes são criminosos de guerra” em uma declaração à Anadolu em 2021.

Quando perguntado se concorda com as palavras de Shapira, uma vez que o jornalista vem monitorando de perto as práticas do exército israelense há décadas, Levy disse: “Em primeiro lugar, Shapira é meu amigo e, sim, eu concordo com ele”.

Levy declarou: “O que Israel vem fazendo diariamente há 55 anos (desde a ocupação de 1967) na Cisjordânia é um crime de guerra. De colonos (judeus ilegais) à transferência de prisioneiros (palestinos) para Israel, de sequestros noturnos de pessoas em suas casas a punições coletivas, tudo isso é uma violação da lei internacional.”

Enfatizando que tudo isso está acontecendo na vida cotidiana, não apenas em tempos de guerra, Levy continuou: “Não há dúvida de que a ocupação é um crime que precisa acabar. Estou lutando contra isso há quase 40 anos”.

A mídia israelense está escondendo a brutalidade
De acordo com Levy, a maioria dos israelenses não vê muito da “brutalidade” cometida em Gaza. O jornalista israelense disse: “Para ser honesto, se eu quiser ver o que está acontecendo, tenho que olhar canais como Al Jazeera, TRT e CNN porque os canais, a mídia e os jornais israelenses tentam não mostrar a maior parte da brutalidade. É assim que posso ver o panorama completo”.

Ao responder sobre os ataques a um local densamente povoado como Gaza e os altos custos para os civis, Levy disse: “Eu não tenho palavras diante do que está acontecendo”.

No entanto, de acordo com Levy, o governo israelense tem apoio quase unânime da sociedade em relação à guerra. O jornalista disse: “Eles ´[os israelenses] estão atualmente unidos em dois objetivos. O primeiro é a libertação de todos os reféns, que é atualmente o principal objetivo. Depois disso, eles acreditam que derrotarão completamente o Hamas. Acho que o governo tem total apoio para continuar a guerra.”

Respondendo a pergunta sobre a pausa humanitária: “Israel retomará um ataque em grande escala depois que a ‘pausa humanitária’ terminar?” O jornalista israelense Levy respondeu: “Receio que sim, mas os próximos dias mostrarão a situação. A dinâmica atual é positiva. O acordo está funcionando, e os reféns estão voltando para casa todos os dias, e também os prisioneiros palestinos estão voltando para casa, o que me deixa feliz. Mas isso não pode durar para sempre”.

“Não acho que Israel deixará de fazer guerra. Espero que ela não retorne com a mesma intensidade porque, se isso acontecer, significa a destruição da parte sul de Gaza; já há mais de 2 milhões de pessoas aqui”, disse ele.

“Mesmo que destruam completamente o sul de Gaza e derrotem o Hamas, no dia seguinte, Israel não tem ideia do que acontecerá. Não há nenhum plano. E se não houver um plano, a guerra tem que parar”, acrescentou.

Quanto à pergunta se os EUA gostariam de interromper a guerra ou dar a Israel sinal verde para atacar novamente, Levy respondeu: “Acho que eles seguirão um caminho intermediário entre os dois. Eles não vão impedir completamente, mas não permitirão (que Israel ataque) como antes. Se Israel realmente ouvirá os EUA e quão forte será a pressão é um ponto de interrogação”.

Sobre a questão se a sociedade israelense faria concessões para a paz, Levy disse: “Absolutamente não no momento. Há um intenso sentimento antiárabe na sociedade israelense. Precisamos de uma nova liderança. Não vejo nada ´[sobre concessões] na atual liderança e no atual estado de espírito do povo israelense, que atualmente é muito extremista, muito nacionalista e muito de direita.

“A única esperança é a intervenção internacional, mas não acho que isso vá acontecer. Porque os EUA estão entrando em um ano eleitoral, e não acho que Biden fará mais. Não vejo nenhuma esperança neste momento”, enfatizou.

‘Israel quer expulsar os palestinos novamente, mas isso não é possível’
Levy também comentou sobre a questão das repetidas discussões entre os ministros israelenses e algumas outras autoridades sobre a realocação dos palestinos para fora de Gaza.

“Israel ficaria muito feliz em limpar Gaza do povo palestino. O problema é que isso não é ético, não é legal e não é prático ao mesmo tempo”, disse ele.

Levy acrescentou: “Ninguém aceitará 2,3 milhões de pessoas. Ninguém permitirá que Israel transfira 2,3 milhões de pessoas. Israel não tem o direito de decidir onde a população de Gaza viverá. Israel não tem o direito de tomar tal decisão”.

“Israel cometeu uma Nakba (catástrofe) e não tem o direito de fazer uma segunda Nakba”, disse Levy.

Afirmando que Israel constantemente levanta essa questão porque não tem outras soluções e acredita que pode realmente expulsar os palestinos de Gaza, Levy enfatizou o clima extremamente nacionalista no atual Estado de Israel: “Sabe, eles também tentaram fazer isso na Cisjordânia. Já foram evacuados 16 vilarejos na Cisjordânia. Eles não conseguiram suportar o terror dos colonos, e não havia ninguém para impedi-los. Eles tentarão evacuar Gaza o máximo possível, mas acho que isso não acontecerá. Não é possível”.

Levy destacou que Israel coloca a região em perigo com suas ações, mesmo sem possuir armas nucleares: “Israel quer ser um Estado judeu, tem o direito de ser um Estado judeu, mas também quer ter democracia, e isso não funciona. Se você quer ser um Estado judeu, precisa de uma clara maioria judaica.

“Não há maioria judaica; atualmente, há cerca de 7,5 milhões de judeus e 7,5 milhões de palestinos entre o rio e o mar. Não é possível ser um Estado judeu quando duas nações vivem sob seu governo, sob sua ocupação, sob seu regime. Portanto, Israel fez sua escolha e preferiu ser um (Estado) judeu em vez de democrático”, disse ele.

Quando perguntado sobre a liberdade de criticar Israel dessa forma se ele fosse palestino, Levy respondeu:

“A resposta a essa pergunta é bastante clara. É claro que não. Muito do que eu digo não poderia ser dito por um palestino. Isso não aconteceria na realidade de Israel, especialmente depois de uma guerra. Se eu fosse um palestino, estaria na prisão por muito menos do que estou dizendo agora.”

*Opera Mundi

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: