Brics realizará reunião extraordinária para discutir questão palestina

Brics realizará reunião extraordinária para discutir questão palestina

Compartilhe

Evento convocado pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, será realizado por videoconferência e contará com a participação do secretário-geral da ONU.

O governo da África do Sul confirmou nesta segunda-feira (20/11) que o Brics realizará uma reunião extraordinária de chefes de Estado para discutir a questão palestina e, mais especificamente, a crime humanitária vivida em Gaza desde o início da ofensiva israelense no território, em 7 de outubro.

A reunião, que ocorrerá nesta terça-feira (21/11), foi convocada pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que também exerce a presidência pro tempore do Brics.

O evento será realizado através de videoconferência e contará com líderes dos 11 países, incluindo os seis novos membros anunciados em agosto, além da participação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o diplomata português António Guterres.

Segundo a agência russa TASS, a pauta principal da reunião é a crise humanitária vivida pelos palestinos residentes em Gaza, embora a situação política da Palestina e a necessidade de formalizar a criação do Estado palestino e promover o seu reconhecimento internacional também esteja entre os temas a serem discutidos.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, o número de vítimas civis da ofensiva israelense já superou os 12 mil, entre as quais cerca de 5,5 mil seriam crianças.

Lula estará presente
“Os líderes dos países Brics – Brasil, Rússia, Índia e China – estarão reunidos sob a presidência sul-africana para uma reunião virtual de emergência a qual estão convidados os líderes dos novos países Brics – Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos – e também o secretário-geral da ONU”, explica o comunicado emitido por Pretória.

No cenário internacional, os governos do Brasil e da Rússia têm sido alguns dos mais insistentes em apresentar propostas visando um cessar-fogo permanente em Gaza, desde o início da ofensiva israelense ao território palestino. Ambos chegaram a apresentar resoluções no Conselho de Segurança da ONU com esse intuito, mas que foram rejeitadas por países aliados de Israel nessa instância, como o Reino Unido e os Estados Unidos.

Além do apelo pela trégua na região, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também tem reiterado em seu discurso a necessidade de se avançar na solução de dois Estados, palestino e israelense, para colocar um fim aos conflitos entre os dois povos.

Junto com Lula, o anfitrião Ramaphosa e o convidado Guterres, também estarão presentes o presidente russo Vladimir Putin, o chinês Xi Jinping, o premiê indiano Narendra Modi, o líder argentino Alberto Fernández, o egípcio Abdul Fatah Khalil, o saudita Mohammad bin Salman, a etíope Sahle-Work Zewde, o iraniano Ebrahim Raisi e o emiradense Mohamed bin Zayed.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: