O acordo entre China, UE, EUA e Reino Unido sobre os riscos da IA

O acordo entre China, UE, EUA e Reino Unido sobre os riscos da IA

Compartilhe

Conforme relatado pela chinesa Global Times, a China, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia assinaram uma declaração no Reino Unido que afirma que a inteligência artificial (IA) representa um risco catastrófico para a humanidade, ao mesmo tempo em que observa a “necessidade de ação internacional” sobre tais riscos.

Essa declaração sinaliza que um modelo futuro para lidar com os riscos relacionados à IA está sendo formado com a participação da China, afirmaram especialistas chineses em IA.

No futuro, a experiência da China na governança da IA pode servir como exemplo para a comunidade internacional, especialmente para o Sul Global, uma vez que a experiência chinesa oferece uma alternativa à abordagem ocidental e mostra o modelo único de Pequim em busca de equilíbrio entre a regulamentação da IA e a preservação da inovação, detalharam os especialistas chineses em IA.

No entanto, dado que a China é grande demais para ser ignorada quando se trata de cooperação global em IA, analistas notaram o fenômeno de que os países ocidentais estão tentando atrair a China para a cooperação em algumas áreas, ao mesmo tempo em que tentam alienar e reprimir a China em outras. Essa abordagem hipócrita só prejudicará a cooperação global em IA e, em última análise, prejudicará esses países.

Vinte e oito governos assinaram a Declaração de Bletchley no primeiro dia da cúpula de segurança em IA, realizada no Reino Unido, de acordo com um relatório do Guardian na quarta-feira, horário local. Os países concordaram em trabalhar juntos na pesquisa de segurança em IA, mesmo diante de sinais de que os Estados Unidos e o Reino Unido estão competindo para liderar o desenvolvimento de novas regulamentações.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, recebeu a declaração com entusiasmo, chamando-a de “bastante incrível”.

Em comentários anteriores à sua própria participação na cúpula na quinta-feira, o primeiro-ministro disse: “Não haverá nada mais transformador para o futuro de nossos filhos e netos do que avanços tecnológicos como a inteligência artificial”.

Wu Zhaohui, vice-ministro de Ciência e Tecnologia da China, falou na sessão plenária de abertura da cúpula na quarta-feira, e a delegação chinesa participou de discussões sobre segurança em IA e outros temas.

A delegação chinesa instou todas as partes a aumentarem a representação dos países em desenvolvimento na governança global da IA e a preencherem constantemente a lacuna de inteligência e capacidade de governança.

O lado chinês expressou disposição em colaborar com todas as partes para fortalecer a comunicação e as trocas sobre a governança da segurança em IA, contribuindo com a sabedoria da China para a formação de um mecanismo internacional com participação universal e um quadro de governança com amplo consenso, conforme o discurso de Wu publicado no site oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia na quarta-feira.

A delegação chinesa também observou que a China está disposta a colaborar com todas as partes para implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, e promover a tecnologia de IA para beneficiar melhor a humanidade e construir uma comunidade global de futuro compartilhado.

Foto: Xinhua

Referência da China para o Mundo

A Declaração de Bletchley indica que o modelo futuro para lidar com os riscos relacionados à inteligência artificial (IA) foi oficialmente formado, disse Li Zonghui, vice-presidente do Instituto de Regulação Jurídica de Cibersegurança e Inteligência Artificial, vinculado à Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanquim, ao Global Times na quinta-feira.

Embora os países tenham diferentes abordagens para governar a IA, “quando a comunidade internacional olhar para trás em busca da origem da governança da IA no futuro, a declaração será a primeira coisa que eles lembrarão”, afirmou Li.

Foto: cnsphoto

*O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: