Turquia denuncia Netanyahu no Tribunal de Haia e o acusa de cometer genocídio em Gaza

Turquia denuncia Netanyahu no Tribunal de Haia e o acusa de cometer genocídio em Gaza

Compartilhe

Após romper contatos com o primeiro-ministro israelense, Turquia lança acusação oficial no Tribunal Penal Internacional.

A Turquia indiciou oficialmente o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, com uma ação judicial no Tribunal Penal Internacional (TPI) nesta terça-feira (14/11). O país acusa o líder israelense de cometer genocídio na Faixa de Gaza.

A informação foi divulgada pelo advogado do Partido da Justiça e Desenvolvimento, Burak Bekiroglu, um dos três iniciadores da petição. O documento está atualmente sob consideração pelo Ministério da Justiça turco.

Segundo o advogado do partido governista, o pedido deve chegar ao TPI no máximo na próxima semana.

“Notificamos detalhadamente os crimes cometidos para que o Ministério Público do TPI possa tomar medidas. Não sabemos se [Netanyahu] poderá apresentar uma ação de resposta com base nos resultados da investigação. Mas qualquer protesto internacional ou pressão judicial irá abrandar a violência contra bebês, mulheres, crianças e todos os civis sujeitos ao genocídio, e trará alívio a estas pessoas indefesas”, disse ele, citado pela agência Itar-Tass.

O advogado do Partido da Justiça e Desenvolvimento no poder na Turquia, Metin Külünk, publicou a primeira página da reclamação na rede social X (antigo Twitter) e esclareceu que o documento contém um total de 23 páginas. O texto exige que o Ministério Público recolha provas dos crimes de Netanyahu contra o povo palestino para depois iniciar um processo criminal contra o político e outros perpetradores.

Segundo a Agência Anadolu, a petição também observou que Netanyahu “cometeu crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade diante do mundo inteiro”. Além disso, o primeiro-ministro israelense “não hesita em usar armas proibidas pelo direito internacional”.

Anteriormente, em 11 de novembro, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a posição silenciosa dos estados ocidentais que apoiam Israel no conflito na Faixa de Gaza é uma expressão de covardia e falta de consciência.

Já em 4 de novembro, Erdogan anunciou a sua recusa em manter contatos com Netanyahu em meio às operações militares em curso na Faixa de Gaza. O líder turco ressaltou que o primeiro-ministro israelense já não é uma pessoa com quem a Turquia possa conversar.

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: