Grupo de repatriados recebe cuidados médicos, vacinas e documentação para ter acesso a programas sociais no Brasil

Grupo de repatriados recebe cuidados médicos, vacinas e documentação para ter acesso a programas sociais no Brasil

Compartilhe

O grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza foi vacinado hoje (14), em Brasília. Abrigados em um alojamento da Aeronáutica na Base Aérea de Brasília, os resgatados também estão recebendo cuidados médicos, apoio psicológico e documentação necessária para estadia no Brasil.

A imunização foi realizada na Base Aérea de Brasília durante a tarde por uma equipe do Ministério da Saúde (MS). O grupo recebeu as vacinas do calendário padrão MS.

— Estamos revisando todos os cartões de vacinas e vacinando quem precisa e está voluntariamente se colocando à vontade. Todos que estamos oferecendo vacina estão recebendo muito bem — disse Nilton Pereira Jr., diretor do Departamento de Atenção Hospitalar e Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde.

Apesar do alívio, boa parte dos refugiados ainda está assustada. Crianças observavam as câmeras da imprensa com olhos atentos e curiosos.

No entanto, segundo o diretor do Ministério da Saúde, muitas crianças ainda apresentam sintomas de estresse e traumas relativos ao conflito que viveram na Faixa de Gaza.

— Todo avião que passa próximo gera um stress nas crianças — disse Nilton Pereira Jr.

No total, o grupo conta com 32 pessoas. Entre elas, 22 eram brasileiros, 7 palestinos naturalizados e três palestinos familiares próximos. Destes 32, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Sete crianças tiveram o quadro de saúde avaliado no hospital Força Aérea Brasileira (FAB). Informações preliminares repassadas à equipe do Ministério da Saúde indicavam que três crianças apresentavam quadros de desnutrição. Depois da avaliação clínica, os quadros não foram confirmados, diz O Globo

O atendimento psicossocial e médico continuará sendo prestado pelo Ministério da Saúde pelos próximos 15 dias.

Grande parte das mulheres e meninas usavam hijabs, véus utilizados por islâmicos ou keffiyehs, lenço xadrez preto e branco usado no pescoço ou cabeça, símbolo associado à causa palestina.

Além do atendimento médico, também foram providenciadas as documentações necessárias para que a regularização migratória seja realizada e todos os repatriados possam ter acesso à programas assistenciais do governo federal.

— Hoje foram emitidos 10 CPFs para que as pessoas possam ser inseridas nos programas de assistência do governo federal — afirmou o Secretário Nacional de Justiça Augusto de Arruda Botelho.

O grupo permanecerá no alojamento da Aeronáutica até esta quarta-feira, quando seguirão para seu destino final no Brasil. Quatro pessoas permaneceram em Brasília, onde tinham família e já seguiram para casa do parente na madrugada desta terça-feira.

Entre o restante dos resgatados que chegaram ao Brasil:

24 vão para São Paulo
2 vão para Cuiabá
2 ainda estão em dúvida em relação ao seu destino
Dos brasileiros e familiares que vão seguir para São Paulo, uma parte será encaminhada a um abrigo que recebe refugiados, no interior do estado.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: