Não há “exportação de trabalhadores” para Israel, dizem sindicatos na Índia

Não há “exportação de trabalhadores” para Israel, dizem sindicatos na Índia

Compartilhe

Todos os principais sindicatos apelaram ao governo para anular o acordo com Israel e apelaram aos trabalhadores para que boicotem os produtos israelitas e se recusem a manusear carga israelita.

National Herald — Os trabalhadores da construção civil da Índia não devem ser usados ​​para substituir os trabalhadores palestinos em Israel, afirmaram os principais sindicatos indianos numa declaração conjunta emitida na quinta-feira, 9 de novembro. A declaração assinada foi divulgada em nome do Centro de Sindicatos Indianos (CITU), do Congresso Sindical de Toda a Índia (AITUC), do Congresso Sindical Nacional Indiano (INTUC) e até mesmo do Hind Mazdoor Sabha (HMS), afiliado ao BJP, entre outros.

A declaração toma nota da tentativa de Israel de substituir aproximadamente 100 mil trabalhadores palestinos por trabalhadores da Índia.

Afirmando que os sindicatos indianos devem levantar-se em solidariedade com a Palestina e rejeitar a ideia “desastrosa”, os sindicatos centrais apelaram ao governo indiano para anular o acordo assinado em maio de 2023, durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Eli Cohen, para enviar 42.000 trabalhadores para Israel.

Existem alguns pontos importantes do comunicado que merecem destaque:

Após o ataque de 7 de outubro a Israel pelo Hamas, Israel retirou as autorizações de trabalho de todos os trabalhadores palestinos.

Os relatórios dizem que a guerra que durou um mês teve um pesado impacto na economia de Israel, com pessoas de todos os setores, especialmente reservistas com experiência militar, a serem chamadas a juntar-se ao esforço de “defesa”. O setor da construção está entre os mais atingidos, sugerem relatórios de Israel.

Embora o apelo dos sindicatos centrais, cuja autoridade enfraqueceu ao longo dos anos, não seja susceptível de dissuadir os indianos dentro do país ou que trabalham na Ásia Ocidental de procurarem um acordo melhor, o governo indiano manteve oficialmente silêncio sobre a questão.

Os partidos políticos também não intervieram, embora, na sua capacidade individual, alguns líderes da oposição, como Saket Gokhale, deputado da AITC Rajya Sabha, tenham zombado do governo indiano por permitir a “compra de corpos”.

Israel, postou Gokhale, quer que a Índia envie trabalhadores porque a Índia ainda é vista como uma “fonte de mão de obra barata” com direitos mínimos. Os trabalhadores indianos que substituíssem os palestinos receberiam absolutamente os piores empregos, que os palestinos eram até agora forçados a fazer, acrescentou.

“Estamos aguardando a decisão do governo indiano. Esperamos envolver 50.000 a 100.000 trabalhadores para administrar o setor (da construção) e trazê-lo de volta ao normal”, disse Haim Feiglin, vice-presidente da Associação de Construtores de Israel, à Voice of America.

A indústria da construção israelita também emprega trabalhadores chineses e marroquinos, mas sente a ausência da grande força de trabalho palestina. Portanto, Israel também abordou a China e a Moldávia em busca de trabalhadores, mas na sequência da linha dura de Pequim no conflito Israel-Palestina, é duvidoso que mais trabalhadores chineses venham para Israel.

O acordo com a Índia surgiu muito antes da crise atual, claro. A delegação interministerial israelita visitou a Índia em março e visitou vários dos nossos centros de formação. Aparentemente, o interesse na nossa força de trabalho não se deve apenas à competência e à economia, mas também ao “temperamento certo”.

“A Índia pode fornecer um número significativo de trabalhadores. Trabalhadores indianos de excelente temperamento e que falam inglês têm trabalhado excepcionalmente bem em Dubai nos últimos anos”, disse um construtor israelense.

 

* O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: