Egito reabre fronteira, mas brasileiros seguem retidos em Gaza

Egito reabre fronteira, mas brasileiros seguem retidos em Gaza

Compartilhe

Após fechar ‘por falta de segurança’, passagem em Rafah foi liberada nesta quinta-feira (09/11) sem novas listas de estrangeiros autorizados a deixar o enclave palestino.

A fronteira em Rafah foi reaberta nesta quinta-feira (09/11) após ter ficado um dia fechada “por falta de segurança”, de acordo com os Estados Unidos que, por sua vez não detalharam o que motivou o fechamento da passagem que liga a Faixa de Gaza ao Egito. No entanto, apesar de reaberta, não foram divulgadas novas listas com portadores de passaporte estrangeiro autorizados a deixar o local. A liberação contemplou os que já estavam na lista divulgada no dia anterior e não conseguiram sair. Com isso, os 34 brasileiros presos no enclave palestino seguem retidos sem previsão de deixar a zona de guerra.

Nesta quarta-feira (08/11), a diplomacia brasileira chegou a informar ao grupo de brasileiros sobre a expectativa de que a autorização saísse nesta quinta (09/11), mas a previsão não se confirmou.

“Coloca nosso nome e a gente sai. Por que não estão colocando nosso nome nessa lista? Isso é um absurdo. Nós somos reféns aqui de Israel”, desabafou Hassan, que está em Khan Yunis com a esposa e as duas filhas, de 3 e 6 anos, todas brasileiras. Hassan foi para Gaza visitar a família dias antes de começar a guerra no Oriente Médio.

“Mais de um mês nesse conflito. Infelizmente, além das bombas, explosões e mortes, tem outra guerra: a da fome, da água, do gás, do combustível, dos remédios que você não encontra. Você entra no supermercado e não encontra nada. Não tem gás para fazer comida”, desabafou o palestino naturalizado brasileiro.

O Brasil mantém um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) há mais de 15 dias em uma região do Egito próxima à fronteira próxima à fronteira com Gaza.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: