Atos em defesa da Palestina reúne milhares de manifestantes pelo mundo

Atos em defesa da Palestina reúne milhares de manifestantes pelo mundo

Compartilhe

Com quase 10 mil mortes em Gaza, países exigem cessar-fogo e acusam veículos de comunicação por ‘cobertura tendenciosa’ na guerra de Israel contra os palestinos.

Dezenas de milhares de manifestantes se espalharam por Washington, nos Estados Unidos, neste sábado (04/11) exigindo um cessar-fogo aos ataques de Israel na Faixa de Gaza, enquanto o número de mortes no território segue aumentando.

Segundo o jornal norte-americano The Washington Post, o protesto no Freedom Plaza, a poucos metros da Casa Branca, foi mais um da onda de manifestações que acontecem pelo país em apoio ao povo palestino e contra os abusos das forças armadas israelenses. A guerra já chega em seu 29º dia após o ataque do Hamas em 7 de outubro.

A multidão se reuniu enquanto, no palco, os oradores conduziam os manifestantes em gritos de “Palestina livre, livre! Palestina livre, livre!” e “Cessar-fogo agora!”

Outras dezenas de milhares de manifestantes se espalharam pelas cidades de todo o Reino Unido. Só em Londres, mais de 30 mil pessoas saíram às ruas para exigir um cessar-fogo a Israel, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Nas estações ferroviárias de Edimburgo e Glasgow, e em Charing Cross, em Londres, as pessoas ficavam sentadas no chão impedindo os viajantes de pegar os trens.

Já a mobilização em Trafalgar Square começou pela tarde, com manifestantes chegando ao centro de Londres, vindos de outros protestos locais.

Em outros partes, o trânsito parou. Organizado pela Coligação Palestina Livre, um coletivo de grupos de base solidários com o povo palestino, o protesto travou o trânsito da Oxford Street por mais de uma hora durante o horário de maior movimento do distrito comercial.

Os manifestantes gritavam “do rio ao mar” e seguravam faixas pedindo um cessar-fogo imediato aos israelenses. Em Ancara, manifestantes se direcionam à base Incirlik em ato de solidariedade ao povo palestino

A coalizão recém-formada, que inclui Sisters Uncut, Black Lives Matter UK e Black-Jewish Alliance, iniciou a manifestação na sede da BBC em Portland Place, antes de se mudar para Oxford Street. Foram centenas de pessoas acusando a emissora pela “cobertura tendenciosa” da guerra de Israel contra o Hamas.

Estes foram alguns de outros tantos protestos que aconteceram no Reino Unido neste sábado (04/11) em apoio ao povo palestino pela quarta semana consecutiva.

Segundo a emissora catari Al Jazeera, Berlim, Paris, Milan, Ancara e Turquia também realizaram manifestações nos principais pontos das cidades em apoio aos direitos do povo palestino, exigindo também a punição de Israel por intensificarem suas operações em Gaza para “eliminar o Hamas”, provocando milhares de mortes inocentes.

Em Istambul, um “comboio da liberdade para a Palestina” chegou a ir a uma base militar dos Estados Unidos no sul da Turquia, em solidariedade ao povo de Gaza. Carros e vans exibindo bandeiras palestinas e algumas turcas partiram do Estádio Olímpico Ataturk e seguiram para a cidade de Adana, onde está localizada a Base Aérea de Incirlik.

Países do mundo todo seguem realizando protestos na medida em que Israel não dá indícios de que cessará os ataques contra o povo palestino. Neste sábado (04/11), o Ministério da Saúde de Gaza já contabilizou 9.488 mortes na região, enquanto as autoridades israelenses estimam a morte de mais de 1.400 de seus civis pelos ataques do Hamas.

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

*Opera Mundi

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: