Argentinos vão às urnas escolher novo presidente

Argentinos vão às urnas escolher novo presidente

Compartilhe

Libertário Javier Milei lidera pesquisas de intenção de voto, mas tendência é que disputa pelo cargo chegue ao segundo turno.

A Argentina decide neste domingo (22/10) quem será seu novo presidente no lugar de Alberto Fernández, além de renovar metade das cadeiras de deputados e um terço dos senadores.

Mais de 35 milhões de pessoas vão escolher o próximo mandatário do país em uma disputa absolutamente indefinida entre Javier Milei, Sergio Massa e Patricia Bullrich – esses três candidatos concentraram 85% das intenções de voto nas pesquisas.

O libertário Javier Milei é considerado o favorito em todas as pesquisas de opinião, e tem por objetivo evitar levar à disputa ao segundo turno. Contudo, tal possibilidade é considerada pequena pela mídia local.

O atual ministro da Economia, Sergio Massa, é um dos cotados para disputar uma nova rodada eleitoral, e seu foco no primeiro turno é chegar à disputa com folga e um discurso já preparado para a nova fase da campanha.

Pelo lado de Patricia Bullrich, ex-ministra do governo de Mauricio Macri, o objetivo é reter os votos da chamada direita moderada e evitar a fuga de votos úteis para Javier Milei.

Outros candidatos que estão na disputa têm por objetivo fortalecer a presença de seus partidos na Câmara dos Deputados. Dentre eles estão a candidata de esquerda Myriam Bregman e Juan Schiaretti, de Córdoba.

A eleição também irá escolher os novos governadores na Província de Buenos Aires, Catamarca, Entre Ríos e o chefe do Governo da Cidade de Buenos Aires.

*GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: