Exército também contratou programa de monitoramento usado pela Abin para fazer espionagem ilegal

Exército também contratou programa de monitoramento usado pela Abin para fazer espionagem ilegal

Compartilhe

Na operação Última Milha, a Polícia Federal obteve evidências de que o Exército também contratou o software israelense usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) num esquema ilegal de monitoramento de adversários do governo Bolsonaro. A informação é de Malu Gaspar, em seu blog no Globo. Os documentos com essas informações foram coletadas pela PF ao cumprir um mandato de busca e apreensão em Florianópolis (SC), onde está a sede da empresa Cognyte, que fornece o programa de monitoramento.

A PF cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e prendeu dois ex-agentes da Abin no âmbito da operação Última Milha. Outros 20 suspeitos de operar o mecanismo de forma irregular também são investigados. Todos os suspeitos foram intimados para prestar depoimentos simultâneos na sede da PF em Brasília.

O programa First Mile, que permite rastrear a localização das pessoas por meio dos metadados fornecidos pelas antenas de celular a torres de telecomunicações, é uma das ferramentas de espionagem fornecidas pela empresa israelense.

Em março, o GLOBO revelou que o software vinha sendo usado para monitorar a localização de milhares de pessoas sem autorização judicial, sob a alegação de necessidade por “segurança de Estado”. Na época, a Abin era comandada por Alexandre Ramagem, atual deputado federal do Rio de Janeiro pelo PL.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: