Lula já andou pelo quarto e falou de política e trabalho; nas próximas semanas deve despachar on-line do Palácio da Alvorada

Lula já andou pelo quarto e falou de política e trabalho; nas próximas semanas deve despachar on-line do Palácio da Alvorada

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já andou pelo quarto do hospital e falou de política e de trabalho. A informação foi dada na noite desta sexta-feira (29) pela médica Ana Helena Germoglio, que faz parte da equipe que fez a cirurgia no quadril do presidente. Nas próximas semanas o presidente deve trabalhar on-line na residência oficial.

Lula passou por uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. O procedimento tirou a cartilagem desgastada na articulação do presidente e inseriu uma prótese. Ele vinha reclamando de dores na cabeça do fêmur há meses.

A cirurgia durou cerca de 1h10. Depois a equipe médica aproveitou a anestesia geral e fez uma blefaroplastia – pequena correção das pálpebras. Segundo o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, a blefaroplastia já vinha sendo planejada.

Lula acordou da anestesia no meio da tarde. O quadro clínico dele é bom e estável. A equipe médica informou que as cirurgias não tiveram intercorrências.

Os médicos informaram que Lula deve ter alta por volta de segunda-feira (2) ou terça (3).

O ortopedista Polesello explicou que é esperado que, entre quatro a seis semanas, Lula tenha uma “boa cicatrização” e que esteja “andando com carga total e equilíbrio para ter independência nas atividades do dia a dia”.

Ana Helena Germoglio afirmou que, nestas próximas semanas, a recomendação é de Lula trabalhar na residência oficial do Palácio da Alvorada. Isso porque ele terá que fazer fisioterapia. A alta recente nos casos de Covid-19 também foi levada em conta pela equipe médica.

“Já vamos sair aqui do hospital com o presidente levantando e andando. Não há limitação dele trabalhar no Alvorada. Agora a gente vai dar prioridade à recuperação e não ao despacho (trabalho). A cabeça dele já está funcionando perfeitamente, mas claro que entre despachos um e outro, vai haver fisioterapia e repouso”, disse Ana Helena.

As dores que Lula vinha sentindo por causa do problema no quadril deve passar nas próximas semanas, segundo a médica.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: