Em Cuba, Lula diz que embargo dos EUA é ilegal e cobra ricos por financiamento do clima

Em Cuba, Lula diz que embargo dos EUA é ilegal e cobra ricos por financiamento do clima

Compartilhe

Presidente discursa em Havana, no fórum do G77, onde está pela primeira vez desde que assumiu novo mandato.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste sábado (17), em Havana, que o embargo econômico americano contra Cuba é “ilegal” e condenou a inclusão da ilha caribenha na lista dos Estados Unidos de nações patrocinadoras do terrorismo, segundo a Folha.

“Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral. Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo.”

A declaração foi feita durante discurso na cúpula do G77 + China, em Havana. Trata-se de uma coalizão de países em desenvolvimento considerada pela diplomacia brasileira um espaço para coordenar posições sobre a reforma no sistema internacional de governança política e econômica.

O chefe do Executivo, que foi o primeiro líder a discursar no encontro, passará cerca de 24 horas na capital cubana. Ele parte para Nova York no final deste sábado.

O governo Lula afirma que as sanções são uma forma de sufocamento do regime cubano. Em fevereiro passado, antes de uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, Lula disse que o bloqueio não faz sentido e prometeu abordar o tema com o americano.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: