‘Urgentíssimo’: a correria da Intervenção de Braga Netto para assinar contratos

‘Urgentíssimo’: a correria da Intervenção de Braga Netto para assinar contratos

Compartilhe

Por Hugo Souza

Gabinete de Intervenção Federal do Rio de Janeiro assinou pelo menos 15 contratos no seu último dia de vigência.

No dia 19 de dezembro de 2018, a 12 dias de a Intervenção Federal no Rio de Janeiro chegar ao fim, o então ordenador de despesas do Gabinete de Intervenção, coronel Francisco de Assis Reis Fernandes, enviou um ofício “urgentíssimo” para a Assessoria de Inteligência Policial (Assimpol) da Polícia Civil do Rio, informando que:

“Devido à proximidade do encerramento da Intervenção, previsto para o dia 31 de dezembro de 2018, optou-se por encaminhar o referido [contrato] para o CJU-RJ [Consultoria Jurídica da União no Rio de Janeiro], para a análise e emissão de parecer jurídico, mesmo com os óbices acima apontados”.

Os óbices apontados eram: apresentação do documento que instituiu a equipe de planejamento da contratação; retificação do Documento de Oficialização de Demanda – DOD; retificação do Estudo Técnico Preliminar; e retificação da Análise de Riscos.

Por meio do contrato a que se referia o ofício “urgentíssimo”, o Gabinete de Intervenção pagou R$ 944 mil (R$ 1,2 milhão, em valor corrigido) por um software de monitoramento de redes sociais, “em especial o Facebook”, cujo fabricante informou um endereço em Porto Alegre onde funciona na verdade uma imobiliária de alto padrão, ainda que a imobiliária seja de um dos sócios da empresa fornecedora.

A exemplo do contrato dos coletes balísticos com a CTU Security, que motivou a operação da Polícia Federal contra fraudes nas compras da Intervenção no Rio, a aquisição do software foi feita sem licitação, com ratificação de Braga Netto, e o contrato foi assinado no último dia da Intervenção – 31 de dezembro de 2018.

Come Ananás identificou 15 contratos assinados pelo Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro no último dia da intervenção de Braga Netto, desde a compra de 3.689 pneus para viaturas até a aquisição de um helicóptero, passando por pistolas, smart TVs e drones.

A Operação Perfídia irá – irá? – dizer quantos desses contratos foram assinados à base do “vamo que vamo que a intervenção tá acabando”. E, mais importante, a Operação Perfídia – ou quem sabe a imprensa de referência – poderá esclarecer, como diria Eduardo Pazuello, “para que essa ansiedade e essa angústia?”.

*GGN

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: