MPF vai reabrir inquérito sobre compra de pistolas Glock pela intervenção no Rio

MPF vai reabrir inquérito sobre compra de pistolas Glock pela intervenção no Rio

Compartilhe

Após a Operação Perfídia da PF, o MPF quer saber se foram os mesmos agentes públicos que negociaram e autorizaram a compra, tanto dos coletes balísticos quanto das pistolas.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MP-RJ) vai pedir o desarquivamento de investigação sobre possíveis irregularidades na compra de 27 mil pistolas Glock, em 2018, durante a intervenção federal na segurança pública do estado. A medida foi decidida depois da Operação Perfídia, deflagrada nesta terça-feira, que apura supostas fraudes na dispensa ilegal de licitação e organização criminosa durante a compra de 9.360 coletes balísticos no mesmo período da intervenção, segundo O Globo.

Responsável pelo arquivamento em 2019, o procurador da República Eduardo Benones, indagado sobre o caso, disse que pedirá a reabertura das investigações pela semelhança com o inquérito da compra de coletes. Assim como a aquisição das pistolas, a compra das vestimentas foi fechada com dispensa de licitação.

A reabertura do caso permitirá que o MPF verifique, por exemplo, se foram os mesmos agentes públicos que negociaram e autorizaram a compra, entre os quais o general Braga Netto, que comandou a intervenção – o oficial, embora não tenha sido alvo de buscas na Perfídia, teve o sigilo telefônico quebrado por decisão judicial.

A compra das pistolas Glock, calibre .40, custou aos cofres federais R$ 43,3 milhões em recursos destinados à intervenção. A PM fluminense ficou com o maior número de pistolas (15 mil, no total), a Polícia Civil recebeu 9.360, enquanto a Secretaria de Administração Penitenciária teve 3 mil armas e o Corpo de Bombeiros, 64 pistolas.

Benones, também responsável pela investigação da compra de coletes, disse que um procedimento sobre as pistolas foi instaurado em 2019, uma vez que a fonte da denúncia era confiável, mas a apuração à época não conseguiu chegar a um resultado efetivo, razão pela qual decidiu pedir o arquivamento.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: