VÍDEO: André Trigueiro sobe o tom contra Eduardo Leite ao vivo na GloboNews

Compartilhe

O jornalista André Trigueiro, que há décadas cobre pautas relativas ao meio ambiente e às mudanças climáticas, subiu o tom contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante entrevista ao vivo veiculada na noite desta quarta-feira (6) pela GloboNews.

O tema da conversa era a tragédia no Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com fortes chuvas, consequência de um ciclone extratropical, que já vitimou mais de 30 pessoas no estado.

Logo no início do bate-papo, que depois se tornou um bate-boca, Leite afirmou que foi “surpreendido” pelo volume de chuvas, já que os modelos matemáticos não teriam previsto a intensidade das precipitações. O governador destacou, ainda, que está fazendo de tudo para salvar vidas.

Trigueiro, então, destacou que o discurso de Leite é o mesmo utilizado por outros políticos em tragédias do tipo, chamando a atenção para o fato de que o trabalho de prevenção e de retardamento das mudanças climáticas, que envolvem políticas públicas ambientais, não é feito.

Leite, por sua vez, se irritou, acusando o jornalista de ter “falta de empatia” com o Rio Grande do Sul. “Você quer colocar a culpa em mim porque eu falei sobre os modelos matemáticos que não apontaram a precipitação?”, questionou. Foi neste momento que Trigueiro pediu a palavra e subiu o tom contra o governador.

“Governador, para ficar bem claro, eu cubro esse assunto há 30 anos e a forma como exerço meu ofício não é exclusividade da pergunta que eu fiz ao senhor (…) Quando ocorre um evento dessa escala, dessa ordem de grandeza de tanta dor e sofrimento, é nosso dever fazer perguntas. É o meu ofício. A pergunta que eu lhe fiz não remete a apertar botões”, disparou o jornalista.

Em meio às tentativas de Leite de interromper, Trigueiro prosseguiu:

“Só um pouquinho, só um pouquinho. Eu lhe ouvi, eu preciso dizer. Eu falei de cultura de prevenção, que não necessariamente se resolve apertando botão em quatro anos. É uma forma de tentar encarar o problema que não está, eu diria, dissociado de uma realidade absolutamente conhecida em que modelos matemáticos e previsão do tempo não resolve. Eu não estou culpando ninguém, estou lhe perguntando”, pontuou.

“O senhor não deve se vitimizar! Deve responder”, disparou ainda.

Assista à cena

*Com Forum

5

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: