Vitória da luta do MST: Governo de Alagoas oficializa criação de assentamentos da reforma agrária no agreste

Vitória da luta do MST: Governo de Alagoas oficializa criação de assentamentos da reforma agrária no agreste

Compartilhe

Os acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Zumbi dos Palmares e 1º de Outubro, no agreste de Alagoas, serão destinados à reforma agrária. O anúncio oficial foi feito nesta semana em solenidade com a presença do governador Paulo Dantas (MDB) e do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT).

Uma lei estadual proposta por Medeiros e sancionada em julho destina as fazendas Cajueiro do Caboclo e Olho D’Água do Luís Carlos, propriedades do antigo Banco da Produção do Estado de Alagoas (Produban) para as famílias acampadas, no município de Taquarana (AL), a 115 km de Maceió (AL).

“Nós produzimos há 15 anos nessas terras e estamos muito felizes com essa conquista, que vai nos proporcionar qualidade de vida e fortalecer a produção de alimentos saudáveis na região”, destacou Deyse Pinheiro, acampada em Taquarana.

“Ter um assentamento na cidade, com a produção de alimentos saudáveis, gerando emprego e renda, é importante não só para os e as trabalhadoras rurais, mas para toda a sociedade de Taquarana”, completou.

Paulo Dantas disse que o executivo estadual vai trabalhar para fortalecer políticas públicas com o objetivo de melhorar as condições de produção das comunidades rurais.

“O governo se compromete na ampliação da oferta de assistência técnica e tecnológica. Vamos ainda no mês de setembro fazer a contratação de profissionais para contribuir na melhoria da produtividade nas comunidades”, disse o governador.

MST: “Mais um passo na produção de alimentos saudáveis”

Maior produtor de arroz orgânico da América Latina há 10 anos, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o MST é destaque internacional no cultivo de alimentos sustentáveis e sem uso de agrotóxicos.

Débora Nunes, da coordenação nacional do Movimento, disse que a destinação de terras para reforma agrária em Alagoas é “mais um passo que damos na produção de alimentos saudáveis e, consequentemente, no desenvolvimento do nosso estado”.

O deputado Ronaldo Medeiros, autor da Lei que oficializou a criação dos assentamentos, disse que o poder público reconhece a reforma agrária como fundamental para garantir “qualidade de vida no campo, comida saudável e vida digna dos homens e mulheres que fazem Alagoas”.

*Com Brasil de Fato

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: