Pesquisa mostra que Forças Armadas e Bolsonaro foram afetados negativamente com escândalo das joias

Pesquisa mostra que Forças Armadas e Bolsonaro foram afetados negativamente com escândalo das joias

Compartilhe

Para 67% dos brasileiros, as Forças Armadas sofreram impacto na imagem com o escândalo das joias do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo pesquisa Atlas divulgada nesta quarta (16), 44% acreditam que o caso “impactou muito negativamente” a instituição, enquanto 23% acreditam que “impactou negativamente”.

Para 49,1% dos brasileiros, Bolsonaro cometeu um crime; 30,8% dizem que não cometeu nenhum crime e nenhum erro; 11,4% que cometeu um erro político, mas não um crime; e 8,6% não souberam responder.

A Polícia Federal realizou busca e apreensão contra três militares ligados a Bolsonaro na sexta (11): o tenente-coronel Mauro Cid; seu pai, o general Mauro César Lourena Cid; e o tenente Osmar Crivelatti.

Os entrevistados também foram questionados sobre o impacto do escândalo nas imagens de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle. A maior parte (37%) acredita que o episódio “impactou muito negativamente” o casal.

A Polícia Federal foi a que menos sofreu com o caso para os brasileiros. 24% acreditam que impactou “muito negativamente”, 20 que “impactou negativamente”, 27% que “não impactou”, 18% que “impactou positivamente” e 12% que “impactou muito positivamente”.

O levantamento ainda apurou que mais da metade da população acredita que Jair Bolsonaro teve envolvimento direto com o caso. Os entrevistados foram questionados se o ex-presidente “cometeu algum crime ou algum erro” no episódio.

A pesquisa Atlas entrevistou 700 pessoas virtualmente entre segunda (14) e terça (15). O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

*Com DCM.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: