Novo PAC incluirá ferrovia no Centro-Oeste e retomada de refinaria em Pernambuco; obras no Rio foram anunciadas hoje por Lula

Novo PAC incluirá ferrovia no Centro-Oeste e retomada de refinaria em Pernambuco; obras no Rio foram anunciadas hoje por Lula

Compartilhe

Ao lado de um conjunto de obras já conhecidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluirá no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) projetos como a Ferrogrão, um trem de passageiros entre São Paulo e Campinas, uma ponte entre o Brasil e o Uruguai e a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, diz a Folha.

As iniciativas atravessaram diferentes governos e permanecem paralisadas. Elas estão entre as prioridades do governo Lula. A justificativa é aproveitar que parte dos trabalhos já foi executada e aumentar a chance de conclusão de empreendimentos considerados relevantes.

Entre os projetos, está a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, cujas obras foram suspensas na época da Operação Lava Jato – em meio às investigações sobre os contratos da Petrobras.

Outro projeto retomado é o da usina nuclear Angra 3. Iniciada ainda nos anos 1980, a implementação foi paralisada naquela década e retomada no governo Lula em 2009, em seu segundo mandato.

A obra foi suspensa novamente em 2015, após uma das empreiteiras contratadas admitir irregularidades em meio às investigações da Lava Jato. Na época, as apurações levaram à prisão de executivos da Eletronuclear.

Em 2019, Jair Bolsonaro (PL), incluiu a obra no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). Agora, o PAC retomará os projetos de viabilidade sobre o empreendimento.

Também estará no Novo PAC a revitalização do rio São Francisco, prometida também na passagem anterior de Lula pela Presidência. Assim como o ramal entre Salgueiro e o Porto de Suape (PE), da Transnordestina, que há anos recebe recursos públicos e continua em andamento.

Entre as novidades, a Ferrogrão deve ser um dos principais projetos. A ligação ferroviária que tem como objetivo escoar a produção de grãos do Centro-Oeste pelos rios amazônicos é alvo de críticas de especialistas por cortar a floresta ao meio. O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a Ferrogrão estará no PAC, mas ainda está em fase de estudos.

“É uma obra que ainda está em projeto e precisa avançar um pouco, e projetos de infraestrutura têm seu próprio tempo. Eles não podem ser interrompidos antes de os estudos serem finalizados”.

Em São Paulo, o governo acatou as indicações prioritárias de Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro. O Novo PAC terá como objetivo concluir a extensão da linha 2-Verde do Metrô e o trem ligando São Paulo-Campinas.

Prometido há décadas por diferentes gestões estaduais, o projeto é estimado em R$ 12,8 bilhões e já tem até data de leilão marcado para 28 de novembro. A ideia do projeto ferroviário é ligar as duas cidades em 60 minutos.

O projeto do estado de São Paulo deve receber financiamento do BNDES, em uma iniciativa que, segundo Renan, representa uma postura republicana de Lula, já que a obra será tocada por um governador de oposição. Com a entrada no PAC do governo federal, a obra torna-se prioritária e pode contar com recursos da União.

Outro projeto de São Paulo que estará no programa é o túnel Santos-Guarujá, uma ideia quase centenária – mas que ainda não entrou em execução. O próprio ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou em julho a inclusão do túnel nas obras e afirmou que será feito por PPP.

Outro que anunciou uma obra do Novo PAC foi o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), nas suas redes sociais, na última quarta-feira (9). Ele disse que o governo federal também pretende concluir uma das obras mais antigas do país: a rodovia BR-156, no Amapá.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), disse que o governo federal pretende fazer a ponte entre o Brasil e o Uruguai, saindo de Jaguarão (RS). O projeto foi anunciado pelo chanceler Mauro Vieira, no primeiro semestre, ao visitar a região.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: