Há uma gota de sangue em cada voto dado a Bolsonaro

Há uma gota de sangue em cada voto dado a Bolsonaro

Compartilhe

O fato de Tarcísio de Freitas ganhar musculatura política no meio do bolsonarismo, mostra que essa seita tem como ideologia, a morte, o sangue, sobretudo de pretos e pobres, sublinhando que o racismo no Brasil é muito mais violento do que sugere o romantismo que acredita que aqui não há ódio racial como nos EUA.

Esse fato, lógico, é celebrado pelo fascismo, afinal, todo fascista é racista e tem na violência sua principal receita de ação, independente da avalanche de escândalos de corrupção que envolve o clã Bolsonaro, que é a principal fonte de ódio racial e de classe nesse país, sempre foi. Isso acontece de maneira integral, vide sua fala no Clube da Hebraica quando ainda candidato, dirigida aos negros quilombolas e aos índios.

Nisso não há nada de coerência, nazistas e fascistas são historicamente corruptos e violentos, justamente por não aceitar qualquer regra civilizatória, pois acredita que tira algum tipo de vantagem.

Nesse processo, há também a fabricação do racismo estrutural, herdado da escravidão que, até hoje, orienta o conceito civilizatório brasileiro, concentrado, sobretudo nos bairros periféricos e favelas onde se perpetua uma segregação idêntica ao nosso sombrio passado escravocrata.

Essa goma de ódio tem como principais ingredientes a raça e classe social.

Pior, a classe média, que deveria agir como mediadora desse conflito, não esconde sua preferência pelas classes dominantes em detrimento às camadas mais pobres da população que são imensamente maiores.

O resultado é esse que vemos, a saturação das relações políticas e sociais, alimentadas pela elite brasileira, tanto que apoiou Bolsonaro em 2018 e em 2022, nutrindo o ódio como valor de princípios para os praticantes dessa atividade social.

É preciso ter uma política ousada para mudar radicalmente esse quadro e banir por completo qualquer forma de discriminação, violência e ódio contra negros e pobres no Brasil.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: