Metade dos juízes do Brasil recebe salário maior do que os ministros do STF

Metade dos juízes do Brasil recebe salário maior do que os ministros do STF

Compartilhe

Um levantamento feito pelo UOL mostrou que metade dos juízes brasileiros ganha mais do que o salário previsto para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que em teoria deveria ser o teto constitucional do funcionalismo público no país.

Em abril, 11,9 mil juízes, desembargadores, ministros e conselheiros, da ativa e aposentados, receberam mais do que os R$ 41,6 mil brutos. Em maio, os salários de 12,2 mil magistrados superaram o teto.

Os números equivalem à metade dos 24 mil magistrados cujos contracheques de abril e maio estão disponíveis no Painel de Remuneração do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O UOL analisou os contracheques de 74 tribunais, o que representa 80% das cortes brasileiras.

O teto constitucional do funcionalismo público é o limite salarial máximo que pode ser pago por mês a servidores. A Constituição prevê limites desde 1988, mas o teto foi definido como o subsídio dos ministros do STF na reforma da Previdência de 1998.

A remuneração dos juízes acaba extrapolando essa determinação pelo fato dos magistrados terem ganhos extras que não são limitados pelo teto constitucional. Entre essas verbas, estão valores de diárias, auxílio-moradia, licenças-prêmio convertidas em dinheiro e adicionais por tempo de serviço recebidos retroativamente. Também é permitido que a soma de férias e do 13º salário ao subsídio mensal exceda o teto.

“O pagamento dos subsídios mensais dos milhares de magistrados brasileiros é feito de acordo com diversas peculiaridades de cada caso, e há de sempre respeitar o teto constitucional. Os pagamentos de verbas de outras naturezas, como férias acumuladas, indenizações e valores atrasados, também integram a folha de pagamento por imperativo de transparência, mas não se confundem com o subsídio da magistratura”, disse o CNJ em nota.

*Com DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: