Cientistas dos EUA dizem ter criado uma substância que pode retardar e até reverter o envelhecimento

Cientistas dos EUA dizem ter criado uma substância que pode retardar e até reverter o envelhecimento

Compartilhe

O que até hoje sempre foi tratado como tema recorrente na literatura e no cinema de ficção científica, pode começar a ser encarado como uma possibilidade, segundo cientistas e pesquisadores dos Estados Unidos.

Pesquisadores de Harvard descobriram um coquetel químico que pode reverter o envelhecimento. Em um estudo inovador, cientistas da Harvard Medical School, em parceria com a Universidade do Maine e com o MIT, publicaram a primeira abordagem química para reprogramar células para um estado mais jovem. Anteriormente, isso só era possível por meio de uma poderosa terapia genética.

“Mostramos anteriormente que a reversão de idade é possível usando terapia genética para ativar genes embrionários. Agora mostramos que é possível, com coquetéis químicos, um passo em direção ao rejuvenescimento acessível de todo o corpo” escreveu o pesquisador de Harvard David Sinclair em uma série de publicações no Twitter que acumulam 1 milhão de visualizações.

A equipe trabalhou mais de três anos para encontrar moléculas que pudessem se combinar para reverter o envelhecimento celular e rejuvenescer as células humanas. Os pesquisadores se basearam na descoberta vencedora do Prêmio Nobel de que a expressão de genes específicos, chamados fatores de Yamanaka, que levantou a possibilidade de reverter o envelhecimento celular sem fazer com que as células se tornem muito jovens e cancerígenas.

No novo estudo, publicado recentemente na revista científica Aging, os pesquisadores buscaram combinações de moléculas que poderiam reverter o envelhecimento celular e rejuvenescer as células humanas. Por meio de experimentos em animais, incluindo camundongos e primatas, eles conseguiram identificar seis coquetéis químicos que podem “reverter” os sinais visuais de envelhecimento “em menos de uma semana”, segundo Sinclair.

Cada coquetel contém entre cinco e sete agentes, muitos dos quais são usados no tratamento de distúrbios físicos e mentais, como convulsões, depressão e Parkinson.

Anteriormente, a mesma equipe mostrou que é realmente possível reverter o envelhecimento celular sem o crescimento celular descontrolado pela introdução viral de genes específicos de Yamanaka nas células. Estudos sobre o nervo óptico, tecido cerebral, rim e músculo mostraram resultados promissores, com visão melhorada e maior expectativa de vida observada em camundongos e, recentemente, um relato de visão melhorada em macacos.

As implicações dessa nova descoberta abrem caminho para a medicina regenerativa e, potencialmente, para o rejuvenescimento de todo o corpo.

“Até recentemente, o melhor que podíamos fazer era retardar o envelhecimento. Novas descobertas sugerem que agora podemos reverter isso”, disse Sinclair, em comunicado.

O próximo passo é iniciar os testes clínicos em humanos. A equipe de Harvard prevê um futuro onde doenças relacionadas à idade podem ser tratadas com eficácia, lesões podem ser reparadas com mais eficiência e o sonho do rejuvenescimento se torna realidade.

“Esta nova descoberta oferece o potencial de reverter o envelhecimento com uma única pílula, com aplicações que vão desde a melhoria da visão até o tratamento eficaz de inúmeras doenças relacionadas à idade”, afirmou o pesquisador.

*Com O Globo

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: