Lula manda ministros irem a Alagoas e Pernambuco para apressar assistência a desabrigados pelas chuvas

Lula manda ministros irem a Alagoas e Pernambuco para apressar assistência a desabrigados pelas chuvas

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escalou os ministros Waldez Goés (Desenvolvimento Regional), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Renan Filho (Transportes) para visitar amanhã (11) o estado de Alagoas, que vem sofrendo com as consequências da chuva há dias.

Lula disse que conversou, nesta segunda (10), com Goés e Dias sobre a assistência federal às famílias atingidas pelas tempestades na região alagoana e no estado de Pernambuco, que também tem sofrido com fortes chuvas, segundo o Metrópoles.

No domingo (9), o governo federal reconheceu situação de emergência em ao menos sete municípios do estado de Alagoas. A medida possibilita que os municípios atingidos pelas chuvas tenham prioridade no recebimento da verba repassada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para obras de reconstrução e reparo de danos provocados pela chuva.

As cidades que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal são Cajueiro, Capela, Marechal Deodoro, Penedo, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

O governo alagoano já tinha decretado situação de emergência nestas cidades e em outras 25. Há dias o estado vem sofrendo com transbordamento de rios e inundações. Mais de 25 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Mais de 3.600 pessoas estão desabrigadas e mais de 21.600 estão desalojadas. Uma morte foi registrada.

A região da Zona da Mata Sul de Pernambuco também foi fortemente atingida por chuvas nos últimos dias. Até o momento, o governo do estado decretou situação de emergência em 15 municípios: Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande e Xexéu.

Segundo a Defesa Civil do estado, 2.862 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas na região.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: