MST mobiliza apoiadores para impulsionar proposta de reforma agrária

Compartilhe

O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) convocou um mutirão online para que seus membros e simpatizantes votem na proposta de reforma agrária na plataforma Brasil Participativo, do governo federal. A iniciativa visa pressionar para que a proposta esteja entre as mais votadas e seja considerada no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, garantindo recursos do governo para sua implementação.

A plataforma Brasil Participativo, lançada em maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo consultar a população sobre temas a serem incluídos no PPA. Ela recebe sugestões e votos até o dia 14 de julho. Atualmente, a proposta do MST intitulada “Reforma Agrária para Desenvolver o Brasil e Combater a Fome” ocupa a 28ª posição, com cerca de 4.000 votos.

Em uma mensagem enviada aos membros do MST, a coordenadora Ceres Hadich incentivou a participação ativa na plataforma, aproveitando momentos livres em assentamentos, acampamentos, reuniões, assembleias, escolas e cooperativas para votar na proposta. A estratégia é impulsionar a proposta e aumentar seu apoio popular.

No momento, a proposta mais votada é a que busca a qualificação técnica e a valorização profissional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, com mais de 60 mil votos.

Os cinco autores das propostas mais votadas serão convidados a participar de debates sobre os temas no 3º Fórum Interconselhos, que acontecerá em agosto deste ano, com a presença de ministros e do presidente Lula.

As propostas que receberem maior engajamento serão analisadas pelos órgãos responsáveis para serem incorporadas no PPA e posteriormente votadas no Congresso Nacional antes de sua implementação.

Com essa mobilização, o MST busca dar visibilidade à causa da reforma agrária e garantir que a questão seja considerada e atendida pelo governo, fortalecendo sua luta em prol da distribuição justa de terras e do desenvolvimento sustentável no campo.

* O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: