Lula realiza terceira reunião ministerial do governo

Lula realiza terceira reunião ministerial do governo

Compartilhe

O encontro desta quinta (15) que reúne todos os 37 ministros prevê a analise das ações desenvolvidas por cada um até agora.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta quinta-feira (15) a terceira reunião ministerial do governo no Palácio do Planalto. O evento marca o “segundo passo” do governo.

No encontro, cada ministro irá apresentar as ações de suas respectivas pastas, de acordo com as informações explicadas por Lula. A audiência deve durar, em média, seis horas e o presidente pede para que os ministros foquem na conclusão das propostas já anunciadas.

“Daqui para frente, a gente vai ser proibido de ter novas ideias, a gente vai ter que cumprir aquilo que a gente já teve capacidade de propor até agora”, disse.

Todos os 37 ministros foram convidados para a reunião, além de líderes do governo no Congresso e presidente de bancos públicos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, mandaram representantes. A ministra está internada em São Paulo com dores na coluna e Luiz está em viagem ao exterior.

“Esta reunião tem como pressuposto o segundo passo do nosso governo. Até agora, nós estivemos tratando da organização dos ministérios. Nós estávamos tratando da briga de orçamento, e estávamos tentando recuperar parte de todas as políticas públicas que tinham sido desmontadas nesse governo [anterior]. Inclusive remontando algumas políticas que tinham sido desmontadas. Essa parte já está cumprida”, afirmou Lula.

O presidente quer ouvir dos ministros e ministras o que já foi feito, as dificuldades, se houver, e os próximos passos de cada um.

Pressão nos bastidores

A audiência acontece em meio a situação entre os integrantes do União Brasil e o governo. A sigla insiste na troca da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA).

A pressão teve início após o pedido da ministra de desfiliação do União Brasil ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em abril. É provável que Daniela vá para o Republicanos, partido em que o marido é afiliado – Waguinho é prefeito de Belford Roxo (RJ).

Lula tem segurado a demissão da ministra, que foi a deputada mais votada do Rio de Janeiro em 2022, cujo grupo político apoiou o petista nas eleições contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Daniela irá participar da reunião ministerial nesta quinta para apresentar as ações desenvolvidas na pasta, porém, a substituição deve ser feita nos próximos dias.

A reunião

A terceira reunião ministerial de Lula prevê analisar os projetos já apresentados. A primeira aconteceu na primeira semana do mandato de 2023, e a segunda foi no marco de 100 dias de governo.

“Que a gente possa sair daqui com a certeza de que o governo já tem, no papel e na cabeça, tudo aquilo que a gente vai fazer até o dia 31 de dezembro de 2026”, disse Lula em recado antes do encontro.

O presidente cobrou que todas as ações ministeriais passem pela presidência da República e só sejam feitos os anúncios após o aval da Casa Civil. Além disso, afirmou que “políticas de ministro” não serão aceitas.

“As políticas todas são políticas de governo. Um ministro não pode começar a fazer uma proposta sem discutir com a Casa Civil e transformar numa política de governo. É assim que tem que ser um governo sério”, declarou.

* O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: