Lula lança ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’ e diz que “o Estado falhou miseravelmente” na educação nos últimos anos

Lula lança ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’ e diz que “o Estado falhou miseravelmente” na educação nos últimos anos

Compartilhe

O presidente Lula (PT) participou nesta segunda-feira (12) do lançamento do ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’ e afirmou que o Estado “falhou miseravelmente” na educação nos últimos anos. “Os professores sabem, e muito, o que devem fazer em sala de aula. Qualquer pai ou mãe sabe que a educação é o caminho para uma vida melhor para suas crianças e incentiva o estudo acima de tudo. O atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos. Falhou porque achou que repassar recursos para as escolas era gasto e iria comprometer o tal ‘equilíbrio fiscal’, falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade, falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação; preferiu o negacionismo e o discurso do ódio”.

“O resultado não poderia ser outro. Mesmo tendo uma rede de educação pública em todo o território nacional, aprimorada ao longo de décadas, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos, retrocessos que nunca mais vamos permitir que aconteçam neste país, completou.

Com o lançamento do programa, o presidente disse tentar “dar um outro passo, para ver se a gente faz com que no ensino fundamental as crianças saiam mais preparadas do que hoje”. “Quem é mais velho sabe que a escola pública já teve qualidade – era para poucos, mas tinha qualidade. A escola pública tinha dentista, médico. Isso tudo acabou. Nós chegamos ao ponto em que muitas crianças nas periferias dos grandes centros urbanos iam para a escola muitas vezes por conta da merenda. Vejam o absurdo”.

Secom/Governo Federal – O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), apresenta o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nova política de alfabetização brasileira que vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. O investimento será de mais de R$ 2 bilhões em quatro anos.

O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE); além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

A nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o Compromisso foi desenhado a múltiplas mãos e contou com amplo engajamento de representantes de estados e municípios, universidades, professores e especialistas para sua formulação. “É nesse espírito de colaboração e parceria que queremos transformar a educação do Brasil. Temos uma ambição e um dever enquanto país: cuidar das nossas crianças, garantindo o direito de cada uma de ler e escrever”, defende.

*Com 247

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: