Líder do governo no Senado diz que só haverá reforma ministerial se houver ruptura política ou mau desempenho

Líder do governo no Senado diz que só haverá reforma ministerial se houver ruptura política ou mau desempenho

Compartilhe

“Só haverá reforma ministerial se houver algum problema de desempenho ou de ruptura política”. A afirmação foi feita hoje (5/6) pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), em encontro com jornalistas no Palácio do Planalto após reunião de Arthur Lira (PP-AL) com o presidente Lula, segundo o Metrópoles.

Após as recentes derrotas e ameaças ao governo no Congresso Nacional, foram ventiladas trocas pontuais de ministros em troca de governabilidade no Parlamento. Na semana passada, porém, Lula afirmou que não pensa em fazer reforma ministerial.

“Cada ministro que está aqui representa um [partido] ou um conjunto de partidos. Se essa relação sofrer algum abalo — eu digo entre ministro e a quem ele representa –, aí pode ser sugerida uma troca”, disse Jaques Wagner a jornalistas.

Perguntado sobre ministros que não entregam votos, o líder do governo no Senado disse, então, que o problema seria de “desempenho”.

“O desempenho são duas coisas. Ninguém que é ministro é ministro só porque é técnico. É técnico e político. Então, o desempenho ocorre em duas funções. Primeiro, o que a pasta demanda. Segundo, entregar uma relação política”, disse, acrescentando que desconhece que há ministros que não entregam votos.

O presidente Lula deve fazer, nos próximos dias, uma reunião com lideranças partidárias do Congresso para discutir a articulação política do governo com o Parlamento.

A articulação política do governo tem sido criticada por deputados e senadores. Com dificuldades de montar uma base consolidada no Congresso e enfrentando uma série de derrotas no Congresso, o Palácio do Planalto tem sido cobrado a fazer uma reformulação da articulação política, com uma participação mais ativa de Lula.

Além disso, os políticos também têm pedido maior celeridade na liberação de emendas parlamentares e na nomeação para cargos do segundo e terceiro escalão.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: