Violência contra mulheres atinge recorde no último ano do governo de Bolsonaro

Violência contra mulheres atinge recorde no último ano do governo de Bolsonaro

Compartilhe

Quase 51 mil mulheres sofreram violência no país em 2022, ou 30% da população feminina. Leia os destaques da pesquisa

O último ano do governo de Jair Bolsonaro, 2022, foi o que registrou o maior percentual de mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil, incluindo espancamento ou tentativa de estrangulamento, ameaça com faca ou arma de fogo, ofensa sexual, entre outras.

As informações são da pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, produzida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Datafolha, que revela que quase um terço das brasileiras sofreram alguma violência ou agressão no último ano. Na prática, foram quase 51 mil mulheres que sofreram violência no país.

O perfil majoritário de mulheres vítimas é composto de mulheres de 16 a 24 anos, negras, com filhos, moradoras de cidades interioranas e que foram agredidas em casa por ex-maridos, companheiros ou namorados.

Ainda, quase se aproximando da metade da população feminina do país, 47% afirmaram ter sofrido assédio sexual – tipo de violência com manifestação sensual ou sexual, alheia à vontade da pessoa a quem se dirige. A porcentagem equivale a 30 milhões de mulheres assediadas sexualmente no ano de 2022.

 

*Com GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: