Vídeo: Senadora que ficou tetraplégica após acidente volta a andar com exoesqueleto durante testes do aparelho nos EUA

Compartilhe

Tetraplégica desde que sofreu um acidente de carro em 1994, a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) voltou a andar, com ajuda de um exoesqueleto, durante testes do aparelho feito nos Estados Unidos no começo desta semana, diz o Metrópoles.

A senadora estava nos EUA em missão para testar o aparelho, que é voltado para a reabilitação de pessoas com alguma deficiência física.

“Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento. São 28 anos desafiando a inércia e a gravidade desde que quebrei o pescoço. Sempre trabalhei para resgatar movimentos. Chegar ao momento de andar com o auxílio de uma tecnologia que usa a força do meu próprio corpo é a prova de que todo esforço valeu a pena. É um universo de possibilidades que se abre”, disse a senadora, segundo sua assessoria, após o teste.

O exoesqueleto usado pela senadora é um projeto de três estudantes de engenharia fundadores da startup francesa Wandercraft.

A máquina, de nome Atalante, tem uma série de programações que permitem movimentar-se de forma diferente, como de lado, e um sistema para manter o equilíbrio mesmo quando a pessoa se inclina para frente.

Mara, que tem uma rotina de exercícios e fisioterapia para manter parte dos movimentos dos braços, conseguiu operar o maquinário sozinha.

A senadora defende a criação de “walk centers”, locais que funcionariam como centros de condicionamento físico ou de ginástica voltados a pessoas com e sem deficiência, para trazer equipamentos similares ao Brasil.

Assista

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: