Lula é aconselhado a acelerar indicação para STF

Lula é aconselhado a acelerar indicação para STF

Compartilhe

Integrantes do primeiro escalão do governo estão fazendo apelos a Lula para que acelere sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF). A cadeira está vaga desde 11 de abril, com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

O cenário apontado como ideal é de que Lula indique o nome antes de sua viagem para a coroação do Rei Charles III, que acontece na quinta-feira que vem, segundo Bela Megale, O Globo.

Membros do governo afirmaram à coluna que Lula tinha planos de ter oficializado o nome há cerca de uma semana, mas foi “atropelado” pela crise no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que culminou na demissão do ex-ministro Gonçalves Dias.

Entre palacianos, a aposta é que o advogado de Lula, Cristiano Zanin, segue como nome mais forte. Há a leitura, porém, de que o petista faz um cálculo em relação à sua escolha que não divide com os ministros de seu governo.

Como revelou a coluna, nesta quinta-feira o ministro Dias Toffoli solicitou sua mudança para a Segunda Turma do STF. O pedido foi visto como um gesto que fortalece a indicação de Zanin, já que colocaria fim aos argumentos de que, se for o advogado escolhido, não poderá atuar nos casos da Lava-Jato. Se Zanin for efetivado no STF, iria para a Primeira Turma, enquanto os casos da Lava-Jato seguirão na Segunda Turma.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: