A data da indicação de Lula sobre quem vai assumir a próxima vaga no STF

A data da indicação de Lula sobre quem vai assumir a próxima vaga no STF

Compartilhe

Entre integrantes do governo e cotados para o Supremo Tribunal Federal (STF), há a expectativa de que Lula faça sua indicação para a corte ainda neste mês.

A avaliação de aliados do petista envolvidos no processo é que ele deve oficializar sua escolha em breve e que isso pode acontecer entre os dias 17 e 21 de abril. Esta é a semana que o presidente estará em Brasília, após retornar da China e Emirados Árabes e antes de partir para Portugal, no dia 22, diz Bela Megale, O globo.

Lula tem sido pressionado por parte do Congresso para adiar para outubro a indicação do substituto para a vaga de Ricardo Lewandowski, como informou a coluna. O magistrado aposenta do STF na próxima terça-feira (11). Hoje o favorito para a vaga é o advogado de Lula, Cristiano Zanin.

Alguns parlamentares defendem que o presidente oficialize suas escolhas para as duas vagas que serão abertas no STF em um pacote que reuniria, ao mesmo tempo, os nomes para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Seria uma forma de diluir desgastes com as indicações.

Aliados do petista afirmam, porém, que ele não têm mostrado simpatia pela ideia e que deve fazer a escolha logo, mesmo tendo dito, em um café com os jornalistas, que “não tem pressa”.

Um dos receios é que o capital político do governo se esvazie e que não haja ambiente para Lula indicar Zanin ou qualquer outro nome preferido dele daqui a seis meses.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: