“Saúde anda de mãos dadas com a vida”, diz Lula

“Saúde anda de mãos dadas com a vida”, diz Lula

Compartilhe

No Dia Mundial da Saúde, presidente divulga mensagem reafirmando a necessidade de acesso universal a “um dos mais preciosos direitos humanos”

Neste dia 07 de abril celebra-se o Dia Mundial da Saúde, em homenagem à data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 1948.

“Países se uniram e fundaram a OMS para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis – para que todos, em todos os lugares, possam atingir o mais alto nível de saúde e bem-estar”, lembra a OMS em mensagem comemorativa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou mensagem comemorativa nesta sexta-feira, onde lembra que a data é uma “oportunidade extraordinária” para se refletir o mundo que está em construção para o futuro.

Segundo Lula, a saúde deve ser um direito de todos, com recursos acessíveis a todos sem distinção social ou geográfica.

“Todo homem, toda mulher e toda criança têm o direito de viver em condições ambientais e sociais saudáveis, e não na condição de vítimas da miséria, da fome e da insalubridade, em casa ou no trabalho”, afirma o presidente.

Diante disso, Lula cita a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde (SUS), que assegura o acesso gratuito aos serviços por toda a população.

O presidente também aborda os esforços feitos para o fortalecimento do sistema, como o envio de médicos e profissionais de saúde às periferias das grandes cidades e às comunidades mais afastadas, e a realização de campanhas para lidar com os problemas decorrentes da pandemia de covid-19.

“Entendo que muitas outras nações têm os mesmos desafios. Uma robusta arquitetura global de saúde, com a Organização Mundial da Saúde em seu centro e à frente, é fundamental para obtermos sucesso em nossos esforços”, ressalta Lula, cumprimentando a OMS e seu diretor-geral, Tedros Adhanon.

*Com GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: