Comandante do Exército quer Lula e Alto Comando em encontro de aproximação

Comandante do Exército quer Lula e Alto Comando em encontro de aproximação

Compartilhe

General Tomás Paiva pretende usar eventos militares para promover encontros de presidente e generais.

Segundo a Folha, em ensaio para reaproximar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o Exército, o comandante da Força, general Tomás Paiva, planeja reunir o petista com o Alto Comando em abril. A ideia é promover um almoço no quartel-general, em Brasília.

De acordo com aliados, Tomás deseja realizar o encontro antes do Dia do Exército, em 19 de abril. A data é uma das principais para os militares, assim como o Dia do Soldado (25 de agosto). A expectativa na cúpula da Força é a de que Lula também participe das comemorações no quartel-general.

Os episódios serão centrais para marcar a reaproximação do novo governo com o Exército, após episódios de golpismo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acampados em frente a quartéis e uma crise que levou à demissão do general Júlio César de Arruda do comando da Força.

A reaproximação de Lula com as Forças Armadas começou com a Marinha, a Força mais antiga das três.

Ele almoçou com o Almirantado em 15 de março, ouviu pedidos por aumento no Orçamento da Força Naval e repetiu seu compromisso em buscar melhores condições para o trabalho dos militares.

Na última quinta-feira (23), Lula ainda visitou o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, para conhecer o Programa de Submarinos da Marinha —um dos projetos considerados estratégicos para a Força.

Em entrevista na última terça-feira (21), o presidente afirmou que obteve um compromisso dos comandantes militares para que atuem no sentido de despolitizar as Forças Armadas.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: