Adulteração: Documento apresentado pela Jovem Pan contra o Intercept foi adulterado digitamente

Adulteração: Documento apresentado pela Jovem Pan contra o Intercept foi adulterado digitamente

Compartilhe

“Resolvemos fazer a análise digital da imagem apresentada e encontramos grave indício de manipulação digital pela técnica ELA (error level analysis), usando o software forense chamado Sherloq (disponível no github)”, disse Gazziro . Marc Sousa, âncora da TV Record e jornalista da Jovem Pan em Curitiba (PR), foi quem divulgou o suposto documento.

A análise do estudioso foi revelada em um contexto no qual a Operação Sequaz, da Polícia Federal (PF), prendeu na última quarta-feira (22) suspeitos de integrar o PCC e planejar o assassinato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que tentou associar a facção criminosa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o Agenda do Poder.

O site The Intercept Brasil (TIB) recebeu um questionário da rádio bolsonarista Jovem Pan sobre um suposto financiamento que o veículo receberia do PCC. O Intercept foi o veículo que, em 2019, deu início à divulgação da Vaza Jato (diálogos entre Moro e membros do Judiciário paranaense divulgados a partir de 2019).

Segundo as conversas, Moro interferia na elaboração de denúncias, que devem ser feitas por promotores do Ministério Público Federal (MPF-PR). Enquanto juiz da Lava Jato, Moro determinou a prisão de Lula e tirou o petista da eleição de 2018. No ano seguinte, o atual senador aceitou ser ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL), mas deixou o governo alegando tentativa de interferência na Polícia Federal, subordinada à pasta.

Em texto divulgado em sua newsletter, o Intercept relata reportagem do jornalista Marc

Sousa, da Jovem Pan no Paraná, sobre supostas doações do PCC ao veículo. A informação estaria no inquérito da Polícia Federal sobre supostos planos da facção paulista contra o ex-juiz Sérgio Moro – que seria um dos alvos de um plano do PCC para sequestrar e assassinar autoridades públicas.

Em resposta ao pedido de posicionamento da Jovem Pan, o Intercept negou qualquer relação com o PCC e disse que nenhum dos 17 nomes apontados no inquérito consta na base de apoiadores do veículo. O posicionamento não foi incluído na matéria da Jovem Pan, que foi corrigir o material somente após protesto do Intercept, segundo o veículo.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: