Lula define ministra da Saúde e dá secretaria da pasta ao PCdoB

Lula define ministra da Saúde e dá secretaria da pasta ao PCdoB

Compartilhe

Lula deve confirmar Nísia Trindade para o Ministério da Saúde e dar secretaria para Nésio Fernandes, dirigente do PCdoB e secretário no ES.

O presidente eleito Lula bateu o martelo e escolheu a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, como sua futura ministra da Saúde. A escolha, dada como certa nos bastidores há semanas, deve ser feita até sexta-feira (23/12).

Já está decidido também que ela ganhará a companhia de um dirigente do PCdoB para uma das principais secretarias da pasta. Nésio Fernandes, atual presidente do Conass e secretário de Saúde do Espírito Santo, será nomeado para a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) .

Ele chega à secretaria após Adriano Massuda, médico sanitarista e professor da FGV, declinar do convite para assumir a SAPS. Fernandes é filiado ao PCdoB e atua no governo de Renato Casagrande desde 2019.

Fernandes é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde e integra a equipe de transição de Lula. Ele é formado em Cuba e revalidou seu diploma no Brasil, fato que o fez ser alvo da oposição ao governo de Casagrande na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

A secretaria de Atenção Primária à Saúde é responsável, por exemplo, pela Estratégia de Saúde da Família e por criar políticas para ramos específicos da população, como como crianças, adolescentes, mulheres, homens e pessoas idosas. Além da prevenção a doenças crônicas, tabagismo e alcoolismo.

*Com Metrópoles

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: