Liderou o golpe contra Dilma e, agora, Skaf tenta derrubar presidente da Fiesp

Liderou o golpe contra Dilma e, agora, Skaf tenta derrubar presidente da Fiesp

Compartilhe

Sob seu comando, 86 sindicatos patronais marcaram assembleia para o dia 21, à revelia de Josué Gomes, para votar sua destituição.

Líder do movimento que levou ao golpe contra Dilma Rousseff em 2016, com a campanha do pato amarelo e apoio a manifestantes violentos na avenida Paulista, Paulo Skaf organiza agora um levante contra o empresário Josué Gomes da Silva, que é presidente da Federação das Indústrias de São Paulo. Josué é filho do José Alencar, que foi vice de Lula, e foi eleito presidente da Fiesp depois de sucessivos mandatos do próprio Skaf.

Segundo Lauro Jardim, O Globo, os 86 (de um total de 106) sindicatos patronais que querem tirar Josué Gomes da Silva da presidência da Fiesp subiram o tom neste fim de semana.

Resolveram convocar uma assembleia geral extraordinária para o dia 21 com o propósito de votar sua destituição, algo inédito na história da entidade.

O edital de convocação da assembleia já está publicado — numa operação feita à revelia de Josué, que nunca quis marcar uma data para que ela acontecesse.

De hoje até o dia 21, é certo que esse edital terá como consequência uma reação do atual presidente da entidade. Josué pretende judicializar a questão. E tentar na Justiça barrar a a instalação da assembleia.

No edital, os apoiadores de sua queda lembram que em 10 de outubro o “colégio de representantes, órgão máximo e soberano” da Fiesp decidiu pela convocação da assembleia e que em 21 de outubro o documento com o pedido foi entregue a ele. E que, desde então, Josué, se esquivou de marca uma data.

Os temas a serem tratados na assembleia não deixam dúvidas do que se pretende. Ei-los:

*”A atuação do Sr Diretor Presidente da Fiesp acerca de atos que denotem desvirtuamento dos fins estabelecidos nos estatutos da Fiesp mediante a defesa de ideias incompatíveis com os interesses dos sindicatos filiados e com os anseios das categorias industriais representadas, nos termos das correspondências encaminhadas ao Diretor Presidente, datadas de 10 de outubro de 2022 e 16 de novembro de 2022, bem como no requerimento protocolado na secretaria da Fiesp datado de 23 de novembro de 2022″;

*Esclarecimentos do Sr Diretor Presidente da Fiesp dos atos e procedimentos que se encontram pormenorizados na correspondência datada de 16 de novembro de 2022, conforme devidamente encaminhada e recebida pelo Diretor Presidente da Fiesp”;

*”Deliberar sobre a natureza dos atos praticados pelo Diretor Presidente na administração da Fiesp e seu enquadramento e consequências, nos termos do artigo 27 e parágrafos do Estatuto Social da Fiesp”;

*”Analisar as condutas do Diretor Presidente acerca de eventual quebra do dever de diligência, com as possíveis imputações e consequências descritas no artigo 27 do Estatuto Social da Fiesp”.

A oposição a Josué Gomes da Silva é liderada por Paulo Skaf, seu antecessor na presidência da Fiesp.

Voltar para o topo

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: