SECOM publica nota após Janones revelar despesas de Bolsonaro com atos do 7 de Setembro

SECOM publica nota após Janones revelar despesas de Bolsonaro com atos do 7 de Setembro

Compartilhe

Janones divulgou trecho de contrato que mostra que governo Bolsonaro comprou 15.000 bandeiras do Brasil para distribuir a apoiadores.

A Secretaria de Comunicação (SECOM) do governo Bolsonaro publicou uma nota nesta quinta (17) tentando desmentir o deputado federal André Janones (Avante). Membro da transição de governo, Janones teve acesso e passou a divulgar dados sobre as despesas com os atos oficiais de 7 de Setembro de 2022, que Jair Bolsonaro usou de palanque eleitoral.

Segundo Janones, a SECOM firmou contrato de R$ 4,7 milhões para organizar a estrutura dos eventos de 7 de Setembro. Uma fatia deste dinheiro público foi destinada à distribuição gratuita de milhares de bandeirinhas “patriotas” para os apoiadores de Bolsonaro.

Janones levantou suspeitas sobre a empresa que teria ganho a licitação para fabricar as bandeiras que foram distribuídas. Segundo ele, a loja fica na região do Brás, em São Paulo. Ele publicou uma foto afirmando se tratar da fachada da loja.

Em nota, a SECOM explicou que os valores citados por Janones foram aplicados em toda a “estruturação da solenidade de comemoração dos 200 Anos da Independência e não apenas à aquisição de bandeirinhas, que são símbolo nacional e tradicionalmente são utilizadas em celebrações cívicas.”

A SECOM sustentou que as bandeiras eram “Elas representaram “apenas um dos itens contratados para a celebração do Bicentenário e destinaram-se à distribuição às crianças que compareceram ao desfile cívico, num claro objetivo de incentivar e cultivar, desde a mais tenra idade, os sentimentos de amor à Pátria.”

Janones, porém, divulgou detalhes do contrato, mostrando que a grande maioria das bandeiras – cerca de 15 mil – foram contratadas para serem fixadas em carros. O restante – quase duas centenas – seriam instaladas em postes ao longo da Esplanada dos Ministérios.

Ao exibir trecho do contrato, Janones provocou o governo Bolsonaro, insinuando que seria apenas o começo dos vazamentos de dados sobre os gastos ocultados até agora.

Janones também divulgou que o governo Bolsonaro gastou cerca de R$ 3,5 milhões com uísque 18 anos, vinhos e comidas servidas no avião presidencial. “Os sigilos vão cair junto com as máscaras”, provocou o parlamentar.

Ao longo do mandato, Bolsonaro alegou que seu governo transcorreu sem casos de corrupção e sem desperdício de recursos públicos.

*Com GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: