O Brasil voltou: Casa Branca confirma tratativas para encontro de Biden e Lula

O Brasil voltou: Casa Branca confirma tratativas para encontro de Biden e Lula

Compartilhe

Presidente dos EUA deve ser reunir com o chefe de Estado brasileiro eleito, sinal claro de retomada do prestígio internacional perdido com o governo pária de Jair Bolsonaro.

Mais uma notícia vinda do exterior nesta sexta-feira (11) mostra que o Brasil voltou ao mundo. A Casa Branca confirmou, por meio do conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, que uma tratativa para que Joe Biden, presidente dos EUA, encontre o presidente eleito Lula está em curso.

Sullivan disse que, neste momento, é indispensável que haja um “engajamento face a face” entre o líderes norte-americano e brasileiro, sobretudo para falarem sobre as expectativas em torno de temas relacionados à Amazônia.

“O presidente Biden vai procurar uma oportunidade antecipada para se sentar com o novo presidente (Lula), que expressou um compromisso real e motivação para proteger a Amazônia, e falar sobre uma série de formas de assistência que podemos dar, e não apenas assistência técnica, mas também ajuda financeira, porque isso é algo que o presidente Biden vê como uma prioridade real”, disse o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA.

Embora o anúncio das negociações para uma reunião tenha sido feito, não há ainda uma data definida para que Lula e Biden se encontrem. O que se sabe é que a intenção de Washington é que isso ocorra ainda antes da posse do novo chefe de Estado brasileiro.

*Com Forum

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: