Internações em UTI por covid-19 sobem 56% em São Paulo; governo emite alerta

Internações em UTI por covid-19 sobem 56% em São Paulo; governo emite alerta

Compartilhe

O Governo de São Paulo registrou uma alta de 56% no número de pessoas internadas com covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nas últimas duas semanas. As internações em leitos de enfermaria cresceram 50%.

De acordo com os dados, publicados na Folha de S.Paulo, na quarta-feira (9), havia 474 leitos de UTI ocupados. Na enfermaria, eram 857. O Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde emitiu um alerta sobre a alta de casos.

A alta das internações não foi acompanhada por um aumento correspondente no número de casos confirmados, que são registrados na plataforma da Fundação Seade que divulga os dados da pandemia da covid-19. Isso acontece por conta da diminuição drástica no número de testes aplicados no estado. Na rede pública estadual, estão contabilizados apenas 20 mil testes em todo o mês de outubro. Esse número é menor do que os testes realizados em janeiro de 2020 – para monitoramento -, antes da chegada do vírus no país.

Eduardo Jorge da Fonseca Lima, secretário do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alerta para a necessidade completar o esquema vacinal. “Quem não tomou a terceira ou a quarta dose e está elegível está em risco de ter covid moderada a grave”, afirma.

Outra ação de prevenção é o uso de máscaras de boa qualidade, de preferência PFF2, em ambientes fechados e em aglomerações, mesmo que em lugares abertos. Manter os ambientes ventilados também ajuda a diminuir as chances de contágio.

*Com Brasil de Fato

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: