Bolsonaro terá dificuldade para conseguir mais votos no 2° turno, diz pesquisador

Bolsonaro terá dificuldade para conseguir mais votos no 2° turno, diz pesquisador

Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro (PL) provavelmente terá dificuldade em conseguir novos eleitores para a disputa do segundo turno das eleições presidenciais contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com o pesquisador Ryan Berg, diretor do setor de América do think tank americano Center for Strategic and International Studies.

Em entrevista à BBC News Brasil, ele afirmou que não sabe de onde “Bolsonaro pode tirar os votos que precisa para vencer”: “Não acredito que haja eleitores suficientes para levá-lo à margem necessária contra Lula”.

Bolsonaro e Lula se enfrentarão novamente no segundo turno, em 30 de outubro. Com 99,9% das urnas apuradas, o petista ficou na frente com 48,41% dos votos válidos e o atual presidente, em segundo, com 43,22%.

Simone Tebet (MDB) ficou em terceiro lugar e Ciro Gomes (PDT) em quarto. Com 99,9% das urnas apuradas, Tebet tinha 4,16% dos votos válidos e Gomes tinha 3,04%.

O desempenho de Bolsonaro surpreendeu os institutos de pesquisa, que na véspera do primeiro turno, mostravam uma distância de 14 pontos percentuais entre o ex-presidente e o atual mandatário.

Lula não foi tão bem quanto as pesquisas previam, mas ele ainda está em vantagem e nem precisa de todos os eleitores de Simone Tebet e Ciro Gomes para chegar a 50% dos votos”, afirmou o cientista político. “Já Bolsonaro precisaria de basicamente todos os eleitores de Tebet e Ciro, além dos de outros candidatos. Mas não consigo ver isso acontecendo”.

*Com DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: