PMs bolsonaristas tentam prender Boulos ilegalmente em armação do MBL

PMs bolsonaristas tentam prender Boulos ilegalmente em armação do MBL

Compartilhe

Candidato a deputado federal Guilherme Boulos enfrenta a Polícia Militar. Foto: Divulgação

O candidato a deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) foi abordado indevidamente por policiais militares na tarde deste domingo (25), que o tentaram prender ilegalmente. O incidente ocorreu na Avenida Paulista, na altura da rua Haddock Lobo.

Os candidatos do MBL utilizaram um menor de idade para provocar a equipe de campanha de Boulos e acusaram falsamente à Policia Militar uma agressão inexistente por parte do candidato psolista.

Provocados pelos candidatos do MBL, quatro policiais militares abordaram Boulos. Diante da recusa do candidato em ser detido ilegalmente, os policiais agrediram fisicamente militantes de esquerda e usaram gás de pimenta.

“Os policiais foram instrumentalizados por candidatos de direita para me constranger e gerar um fato político favorável aos bolsonaristas”, disse Boulos. “Isso é um absurdo completo e mostra a gravidade do momento que estamos vivendo”, complementou. Mais tarde, Boulos publicou uma mensagem no Twitter explicando a armação.

“Candidatos do MBL que criaram a confusão acionaram a PM, alegando que eu teria agredido o rapaz. E, de forma inacreditável, 4 policiais me abordaram na Paulista, querendo me conduzir para a DP num ato flagrantemente ilegal”, diz o candidato do PSOL.

“Obviamente, me neguei a acompanhá-los e, diante disso, os policiais provocaram um conflito com nossa militância, usando spray de pimenta. Este episódio reflete o clima de intimidação política promovido pela extrema direita. E os riscos da infiltração bolsonarista nas polícias.”

Em outro vídeo que está rodando nas redes sociais, é possível ver apoiadores de Boulos agredindo o militante do MBL após a provocação, enquanto outras pessoas que acompanhavam o candidato tentam apartar a confusão. No video, é possível ver que Boulos não agride o menor.

O impasse durou cerca de 30 minutos e foi solucionado após a intervenção de advogados que observaram a confusão, como os criminalistas Ariel de Castro Alves e Augusto de Arruda Botelho, também candidato só que pelo PSB.

No Twitter, o advogado explicou o absurdo da situação. Ele estava próximo ao local, e quando soube da confusão, correu para ajudar o candidato do PSOL.

Por lei, a Polícia Militar só pode efetuar prisões em flagrante, o que não aconteceu pelo fato de que não houve agressão por parte do candidato. A tentativa de prisão acabou sendo completamente ilegal, como forma de intimidar Boulos.

A ação dos policiais de tentativa de prisão também viola o artigo 236 do Código Eleitoral, que dá imunidade a todos os candidatos por 15 dias antes da data da votação.

*Com DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: