Rublo lastreado em ouro pode ser o divisor de águas para a economia global, diz analista

Rublo lastreado em ouro pode ser o divisor de águas para a economia global, diz analista

Compartilhe

Na semana passada (28), o Banco Central da Rússia se comprometeu a comprar ouro de instituições de crédito a um preço fixo de 5.000 rublos (cerca de R$ 272) por grama pelos próximos três meses.

Na semana passada, o Banco Central da Rússia estabeleceu uma paridade fixa entre o rublo e o ouro para “equilibrar a oferta e a demanda no mercado doméstico de metais preciosos”. Nesse contexto, a agência se comprometeu a comprar ouro de instituições de crédito a um preço fixo de 5.000 rublos (cerca de R$ 272) por grama, no período de 28 de março a 30 de junho.

O movimento pode ter enormes implicações para a moeda nacional russa, o dólar americano e a economia global caso Moscou decida vender suas matérias-primas apenas em rublos, disse o analista de metais preciosos da BullionStar à RT, Ronan Manly.

Com a paridade fixa entre o rublo e o ouro, e a decisão de Moscou de apenas aceitar pagamentos pelo fornecimento de gás russo em rublos, o hidrocarboneto agora também está atrelado ao ouro através do rublo, de modo que a Rússia poderia começar a aceitar o ouro diretamente como pagamento por suas exportações de gás, o que também poderia ser aplicado ao petróleo ou qualquer outra matéria-prima, disse o analista.

“O que estamos vendo agora parece ser o nascimento de um novo sistema monetário multilateral apoiado no ouro e em commodities”, diz Manly, observando que também seria “o começo do fim daquele sistema de 50 anos” da era do petrodólar, que “só foi possível graças ao contínuo uso mundial de dólares americanos” para o comércio de petróleo.

“Os maiores países do mundo com matérias-primas fortes, como a China e os países exportadores de petróleo, podem agora sentir que é hora de mudar para um sistema monetário novo e mais justo”, disse ele.

Como o ouro é cotado em dólares, a paridade entre o rublo e o ouro estabelece um preço mínimo para a moeda russa em relação à moeda norte-americana, explica o analista. No dia do anúncio do Banco Central, o rublo estava sendo negociado a cerca de 100 por dólar, mas desde então se fortaleceu e está se aproximando de 80 rublos por dólar.

De acordo com Manly, a exigência de Moscou sobre pagamentos em rublos pelas compras de gás russo vai funcionar como um fator de “estabilização e apoio”.

Garantias internacionais

“Se a maior parte do sistema de comércio internacional começar a aceitar esses rublos para acordos de pagamento de commodities, isso pode levar o rublo russo a se tornar uma importante moeda mundial”, afirmou.

Dado o congelamento da maior parte das reservas cambiais da Rússia, que “deixou claro que os direitos de propriedade sobre as reservas cambiais podem não ser respeitados”, e no caso de Moscou começar a aceitar o pagamento de petróleo em ouro, os maiores produtores mundiais de petróleo e gás natural, como Irã, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar, poderiam fazer o mesmo, disse o analista.

“Se o fim do dólar americano estiver próximo, todos esses países vão querer que suas moedas sejam beneficiárias de uma nova ordem monetária multilateral”, conclui.

*Com SPUTNIK

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: