Bolsonaro pressiona Queiroga para decretar fim da pandemia

Bolsonaro pressiona Queiroga para decretar fim da pandemia

Compartilhe

Bolsonaro. Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde corre contra o tempo para tentar cumprir amanhã o desejo obsessivo de Jair Bolsonaro (PL): editar uma portaria mudando o status da pandemia de Covid-19 para endemia.

Desde o início do mês, quando os dois se reuniram, o presidente tem pressionado o ministro Marcelo Queiroga para tomar tal decisão. Seu objetivo é o de anunciar a alteração num dia simbólico para ele, o 31 de março, o dia do golpe de 64. Queiroga define hoje se cede ao desejo do presidente.

“Já assistimos a uma queda do número de casos e de óbitos. Esperamos que essa redução seja sustentável e que a incidência da doença diminua. E, aí, é nesse contexto que se considera o rebaixamento do caráter de pandemia para endemia”, explicou o ministro após a reunião com Bolsonaro no início do mês.

A ideia do governo é anunciar amanhã junto a um pacote de revogações de medidas restritivas em vigor desde 2020 por causa do coronavírus. Caso a decisão seja aplicada, a Covid deixará de ser emergência de saúde e o uso de máscaras, por exemplo, poderá deixar de ser aplicado.

Presidente criticou medidas de proteção contra a Covid-19. Foto. Reprodução / Redes sociais

A revogação de portarias relacionadas à Covid-19 prevê derrubar a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e também abolir a proibição de venda de insumos ligados à pandemia para o exterior.

As medidas que serão canceladas fazem parte de uma relação de 200 portarias que estão sendo revistas pela equipe de Marcelo Queiroga.

Também seriam relaxadas medidas para viajantes. A suspensão de exigência de testes de Covid para quem desembarca no Brasil por via aérea e marítima, seria uma dessas medidas.

*Por DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: