PT, PV e PCdoB acertam federação, mas sem o PSB.

PT, PV e PCdoB acertam federação, mas sem o PSB.

Compartilhe

Na noite desta quarta-feira (9), PT, PV e PCdoB acertaram federação. O acordo nasce após quatro meses de negociações e pretende fazer formalização da união por um período de quatro anos. Ficou de fora da aliança o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que segundo a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, tem um tempo político diferente dos demais.

“As quatro agremiações, PT, PSB, PC do B e PV, têm unidade na construção de uma frente para enfrentar Bolsonaro e reconstruir o Brasil, unidos na candidatura Lula presidente” explicou a nota. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença de líderes partidários e demais representações.

Apesar da aliança feita entre as três siglas, Luciana não descartou a possibilidade do PSB buscar a participação em outro momento. Para ela o motivo da divergência nesse momento foi “um conjunto de opiniões diferentes”. As visões em questão dizem respeito a disputa do PT e PSB em lançar candidatos diferentes ao governo de São Paulo. Enquanto o Partido dos Trabalhadores aposta em Fernando Haddad, o Socialista não abandona o ex-governador Márcio França.

PSB não aceita participar de federação mas apoia Lula

O Partido Socialista Brasileiro colocou exigências que o PT não achou tão interessante, com isso, nada de acordo. Carlos Siqueira declarou que os partidos são culturalmente diferentes e que, no momento, não estão preparados para uma caminhada conjunta.

Mesmo não concordando com a união de siglas, Carlos expressou que os partidos estarão juntos com o ex-presidente Lula. Um dos pontos que causou divergência na reunião foi a relação de divisões de cadeiras na assembleia nacional dirigente das siglas, onde PT foi contra as propostas colocadas pelos socialistas.

*Por DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: