Putin responde aos bloqueios anunciados por Joe Biden

Putin responde aos bloqueios anunciados por Joe Biden

Compartilhe

Horas depois do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter anunciado o bloqueio das importações do petróleo e gás russo, Vladmir Putin respondeu nesta terça-feira, 8, a decisão do governo norte-americano à altura.

A decisão tomada pelo Kremlin foi de bloquear a exportação de matéria-prima para os países do ocidente, incluindo o próprio EUA. Vale lembrar que a medida é valida até o dia 31 de dezembro deste ano.

O texto estabelece “a proibição de exportações para fora do território da Federação Russa e (ou) importações para o território da Federação Russa de produtos e (ou) matérias-primas de acordo com listas determinadas pelo governo russo”.

A lista completa dos produtos será divulgada pelo governo russo em até 48 horas após o anúncio. Mais cedo, Biden justificou os bloqueios afirmando que seria a forma de manter a Otan e a União Europeia unidas contra a Rússia.

“Anuncio que os Estados Unidos estão banindo toda a importação de petróleo e gás da Rússia. Isso significa que o petróleo russo não será mais aceito nos portos norte-americanos, e o nosso povo vai aplicar outro duro golpe sobre a máquina de guerra de Putin”, anunciou Biden.

É bom lembrar que nos EUA, a Rússia é responsável por 10% das importações de petróleo e derivados. Com isso, o impacto poderá não ser sentido pela população norte-americana.

* O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: